Cadastre-se

Fermento após aberto pode ser guardado?

Criado por Gustavo Silva no tópico Fermento após aberto pode ser guardado?

Olá!

Alguém saberia me dizer se eu poderia comprar um pacote de 11g de fermento, utilizar a metade para fazer 10L de cerveja e guardar a outra metade na geladeira por uns 30 dias e usá-lo para outra leva? O fermento após aberto se conserva normalmente e pode ser utilizado após os 30 dias estando refrigerado?
10 anos 1 mês atrás #53087

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Defler Santos no tópico Fermento após aberto pode ser guardado?

Eu faço levas de 10 litros e mando um pacote de 11 g inteiro pra dentro... acho q a economia nao compensa se vc inicular um fermento sem viabilidade pode perder ate toda a leva...
10 anos 1 mês atrás #53088

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por rodrigo savaris no tópico Fermento após aberto pode ser guardado?

Sei que este tópico é velhinho... mas eu estava procurando a resposta para a mesma pergunta na net e encontrei a seguinte resposta que talvez também possa ajudar:

"Já o fermento seco demanda menos cuidados. O transporte pode ser feito a temperatura ambiente, mas a conservação em longo prazo deve ser feita em ambiente refrigerado, que pode ser a porta da geladeira mesmo. Uma vez aberto, o fermento ainda pode ser conservado, mas por apenas 7 dias se for mantido a uma temperatura de 4°C."

Abç
9 anos 2 meses atrás #59094

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Fermento após aberto pode ser guardado?

Então Rodrigo, na época eu fazia levas de 10L e realmente achava que economizar R$6,00 por brassagem com fermento seria bom, mas não é a melhor ideia.

O fermento dura vários dias na geladeira após aberto (se a embalagem estiver devidamente fechada), porém as características que ele deixará na cerveja serão diferentes das que deixaria quando estava novo e fechado. Ele vai fermentar sua cerveja, mas nada garante que ela ficará boa, que eliminará o diacetil e que aguentará transformar todo o açúcar em álcool (deixando sua cerveja mais doce que o planejado).

Resumindo: eu não reaproveitaria. Um pacote de levedura seco custa no máximo R$15,00. Não vale a pena correr o risco de ter uma cerveja ''estranha'' por alguns reais.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: rodrigo savaris
Last edit: 9 anos 2 meses atrás by Gustavo Silva.
9 anos 2 meses atrás #59098

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Guido Otto no tópico Fermento após aberto pode ser guardado?

Costumo usar a metade, fecho bem e coloco na geladeira. Já usei até 1 mes depois sem problemas.
5 anos 2 semanas atrás #67034

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se