Cadastre-se
× Lançamentos de cervejas, cervejarias e livros sobre cerveja. Não é um espaço para divulgação de eventos, vídeos, podcasts, sites.

Colorado Ybá-Ia

Respondido por Edson Marquezani Filho no tópico Colorado Ybá-Ia

Eu curto essa onda das cervejas com frutas nativas, em especial porque temos muitas frutas de sabor delicado, pouco dulçor, e acho que isso se encaixa muito bem nas cervejas. (Em contrapartida, detesto frutas vermelhas em cerveja, até hoje nunca provei uma kriek que não me desse a sensação de estar chupando uma bala de cereja de 5 centavos que recebo de troco. =P Mas pode ser só o fato de nunca ter tomado uma realmente decente.)

Não tenho muita referência do estilo, mas as recentes iniciativas de Saison com frutas me agradam. Vale dizer que a tentativa anterior deles, a Carambreja (ops, é do Brejas!) foi um desastre - cerveja desequilibrada, notavelmente fora do estilo até pra um "leigo" nele como eu, e sem qualquer traço da fruta. Essa Ybá-la já é bem melhor e, segundo as indicações desse próprio post, se encaixa bem melhor dentro do estilo.

Em primeiro lugar, a fruta aparece, o que pra mim já valida a cerveja, uma vez que cerveja com adição de fruta _no rótulo_ não faz sentido. Muito aromática - há um terroso bastante evidente que atribuo em parte à uvaia, mas mesclado com o perfil da levedura, que é nitidamente belga. O tal do lúpulo Lemondrop aparece só nos primeiros instantes ao sair da garrafa, mas em suma o aroma é uma mistura da fruta com levedura e lúpulo, e me agrada bastante. Bastante complexo.

No paladar é relativamente seca, tem também algo da fruta, mas o final é uma mistura de um adocicado com amargor que lembra a sensação de adoçante. Não sei dizer de onde vem, mas suponho que tenha alguma relação com a fruta. E depois de tudo isso fica uma leve sensação de adstringência, algo me lembra até taninos de madeira. Novamente, penso que tem a ver com a fruta.

Não é uma puta cerveja como a Saison de Caju, mas também não é ruim, e, a despeito do preço, vale provar, principalmente pra quem se liga muito em aroma e se interessa por sabores novos (suponho que ninguém aqui viva comendo uvaia =P). Eu, sinceramente, gostei e tomaria novamente (exceto, claro, pelo preço que não é compatível com o patamar da cervejaria).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudinei  
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Edson Marquezani Filho.
9 anos 1 mês atrás #59733

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se