Cadastre-se

O meio cervejeiro é "machista"?

Respondido por ana rüsche no tópico O meio cervejeiro é "machista"?

Olá!

Acho que sou a segunda mulher que se manifesta aqui. Queria agradecer o tópico.

Trabalho com cerveja e acho o meio machista. Sou escritora, fui advogada durante muitos anos e trabalho com eventos há bastante tempo - ou seja, circulo por meios diferentes, com pessoas de perfis distintos e, sem dúvida nenhuma, é muito mais complicado atuar sendo mulher no meio cervejeiro. Basicamente tua competência tem que ser provada a cada momento - o que, além de inútil, é cansativo.

Aspectos bastante evidentes de discriminação das mulheres (rótulos, propagandas, comportamentos) são taxados como "hábitos normais". A existência do machismo não é nenhum exagero, é uma a constatação. E sim, ocorre em outros segmentos da sociedade, como já falaram por aqui.

Acompanho outros mercados, principalmente o norte-americano, se modificando bastante neste aspecto. Ninguém burro quer perder o filão da outra metade, as consumidoras. Basta contar quantos rótulos babacas vc vê numa loja de 500 rótulos em Nova York e numa gôndola por aqui. Nas capitais, é normal mulheres beberem sozinhas. Na Europa, é bem mais tranquilo, mas a construção histórica é um pouco diferente, cerveja ainda era um assunto de mulher.

Creio que em uma situação na qual o machismo é apontado, aconselharia:
- Perguntar para 3 mulheres com perfil distinto o que elas acham. Mulheres podem ter ideologia machista (basta pensar na minha avó) e três é um bom número para dar a média.
- Tente sair da cena e observar novamente a situação.

No mais, acho que ódio pouco constrói.
Sou feminista, mas tou de boa. Adoro vários homens incríveis do meio cervejeiro. Meus bares prediletos em SP são os que posso beber sozinha sem ser importunada ou atendida de forma infantilizada, sem posters ridículos nas paredes - tipo a Brewdog.

Acredito que as coisas mudarão. A grande lição é tentar escutar, ouvir com sinceridade e repensar posições, sair da zona de conforto. O que vale pra todo mundo.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi, Milu Lessa, Fernando Malheiros Dal Berto, Maíra Kimura
9 anos 3 meses atrás #58794

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luan Ferre no tópico O meio cervejeiro é "machista"?

Se formos observar, só existe extremismo de um lado porque há extremismo do outro. Nunca haveria feminismo se não houvesse a estupidez masculina, que só fomenta o outro lado de forma negativa.

Um exemplo foi esse da Nacional. As mulheres e/ou negras reclamando de sexismo/racismo de uma cerveja que tem o rosto de uma mulher e se chama Branca Morena. Sinceramente, achar isso preconceito é muito maluco, é caçar pelo em ovo, pra mim não faz sentido algum, é só um nome em referência a cerveja que tem a cor escura, o que há de mal nisso? Aí alguém expressa uma opinião contraria a minha, o que é um direito absoluto garantido pela nossa constituição, e vem um troglodita e diz "É falta de rola". Qual a reação da pessoa "atacada"? Acreditar ainda mais que tem razão e não vai dar ouvidos para argumentação, mesmo que seja de forma educada e produtiva.

Eu acho que todos devem defender seus direitos e manifestar sua opinião, desde que seja de forma respeitosa e com ouvidos abertos.
9 anos 3 meses atrás #58796

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico O meio cervejeiro é "machista"?

Luan Ferre escreveu: Um exemplo foi esse da Nacional. As mulheres e/ou negras reclamando de sexismo/racismo de uma cerveja que tem o rosto de uma mulher e se chama Branca Morena. Sinceramente, achar isso preconceito é muito maluco, é caçar pelo em ovo, pra mim não faz sentido algum, é só um nome em referência a cerveja que tem a cor escura, o que há de mal nisso? Aí alguém expressa uma opinião contraria a minha, o que é um direito absoluto garantido pela nossa constituição, e vem um troglodita e diz "É falta de rola". Qual a reação da pessoa "atacada"? Acreditar ainda mais que tem razão e não vai dar ouvidos para argumentação, mesmo que seja de forma educada e produtiva.


É isso aí Luan, extremismos de qualquer lado é o que deve ser combatido e não traz benefícios algum. Liberdade de expressão deve ser sempre exaltada.
Quando os lados radicais forem mais tolerantes, todos ganharam com isso. Apesar de achar isso utópico.

Como exemplo, já ouvi de pessoas aqui no Rio que é preconceito a Cafuza ter esse nome e aquela foto na capa. Eu acho exagero, mas deve ter gente que concorda e acha realmente que é preconceito :blink:

Abraços.
Last edit: 9 anos 3 meses atrás by Fernando Pires.
9 anos 3 meses atrás #58797

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico O meio cervejeiro é "machista"?

ana rüsche escreveu: A existência do machismo não é nenhum exagero, é uma a constatação. E sim, ocorre em outros segmentos da sociedade, como já falaram por aqui.
A grande lição é tentar escutar, ouvir com sinceridade e repensar posições, sair da zona de conforto. O que vale pra todo mundo.


Olá Ana, seja bem-vinda por aqui!!

O que eu acho exagero não é o machismo, que também acho que existe sim, tanto no meio cervejeiro como em outros setores da sociedade. O exagero está em achar que tudo é machismo e não ser tolerante com coisas simples e subjetivas; exagero é deixar de beber cerveja de alguma cervejaria por um rótulo irreverente ou de mau gosto por achar machista, sem ter a certeza que houve esse preconceito de forma proposital.

Mas opiniões e atitudes dependem de cada um e concordo que: "A grande lição é tentar escutar, ouvir com sinceridade e repensar posições, sair da zona de conforto. O que vale pra todo mundo."

Apareça por aqui com mais frequência, a presença feminina é bem-vinda por aqui.
9 anos 3 meses atrás #58798

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gbrl Qrz no tópico O meio cervejeiro é "machista"?

Depois de ver o post da CN no face, e ler mais sobre essa bagunça da imperial brazilian wax (rs) chego a concluir que o pior fato cervejeiro de 2014 foi a intromissão das feminazis!
:woohoo:
9 anos 3 meses atrás #58799

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Jota Fanchin Queiroz no tópico O meio cervejeiro é "machista"?

Duzentas páginas de discussão e nenhum único exemplo de caso onde as mulheres tenham sido denegridas ou tenham tido sua dignidade ferida.
Só a velha retórica de : a sociedade é machista, o machismo está no subconsciente coletivo, é uma dívida histórica, é uma questão cultural ... retórica de faculdade pública de humanas ... caso concreto que é bom nenhum.
A velha vitimização gramcista esquerdopata.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gbrl Qrz
9 anos 3 meses atrás #58800

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se