Cadastre-se

O meio cervejeiro é "machista"?

Respondido por ana rüsche no tópico O meio cervejeiro é "machista"?

Olá!

Acho que sou a segunda mulher que se manifesta aqui. Queria agradecer o tópico.

Trabalho com cerveja e acho o meio machista. Sou escritora, fui advogada durante muitos anos e trabalho com eventos há bastante tempo - ou seja, circulo por meios diferentes, com pessoas de perfis distintos e, sem dúvida nenhuma, é muito mais complicado atuar sendo mulher no meio cervejeiro. Basicamente tua competência tem que ser provada a cada momento - o que, além de inútil, é cansativo.

Aspectos bastante evidentes de discriminação das mulheres (rótulos, propagandas, comportamentos) são taxados como "hábitos normais". A existência do machismo não é nenhum exagero, é uma a constatação. E sim, ocorre em outros segmentos da sociedade, como já falaram por aqui.

Acompanho outros mercados, principalmente o norte-americano, se modificando bastante neste aspecto. Ninguém burro quer perder o filão da outra metade, as consumidoras. Basta contar quantos rótulos babacas vc vê numa loja de 500 rótulos em Nova York e numa gôndola por aqui. Nas capitais, é normal mulheres beberem sozinhas. Na Europa, é bem mais tranquilo, mas a construção histórica é um pouco diferente, cerveja ainda era um assunto de mulher.

Creio que em uma situação na qual o machismo é apontado, aconselharia:
- Perguntar para 3 mulheres com perfil distinto o que elas acham. Mulheres podem ter ideologia machista (basta pensar na minha avó) e três é um bom número para dar a média.
- Tente sair da cena e observar novamente a situação.

No mais, acho que ódio pouco constrói.
Sou feminista, mas tou de boa. Adoro vários homens incríveis do meio cervejeiro. Meus bares prediletos em SP são os que posso beber sozinha sem ser importunada ou atendida de forma infantilizada, sem posters ridículos nas paredes - tipo a Brewdog.