Cadastre-se

Mais concentração? ABInBev tem oferta p/ SABMiller

Respondido por Paul K no tópico Mais concentração? ABInBev tem oferta p/ SABMiller

Dartanha Soares escreveu: Eu acho que essa é a grande diferença que, no nosso caso, até o momento foi positiva, pois com isso houve a oportunidade de ampliar a distribuição de boas cervejas artesanais.

É óbvio que o monopólio não é bom, mas como aqui no Brasil tudo é diferente, vejamos alguns exemplos em que o monopólio, ou a concentração na mão de grandes fabricantes, nos trouxe mais benefícios do que malefícios: a Wals, era quase que restrita ao Sudeste e em Minas os preços eram muito mais competitivos do que em outros estados, agora qualquer um, mesmo morando no Amapá, pode comprar as cervejas da Wals pagando o mesmo preço (ok, não computei o frete pro Amapá, rsrs). Outro exemplo é que antes da aquisição da Eisenbahn pela Schin (Brasil Kirin), era difícil encontrar essa cerveja, agora ela está presente em todo canto e com preços acessíveis (menos de 10 reais).
Uma comparação direto com os EUA é muito difícil, pois a estrutura dos mercados é muito diferente, mas precisamos continuar incentivando o mercado de cervejas artesanais, para mostrar que não nos contentamos mais as NAL's da vida.
Eu, sempre que posso, vou nas fabricas ou microcervejarias e compro direto com eles, acho que isso é meu jeito de dizer que apreciou o que eles estão fazendo, além é claro de economizar (rsrs) nesses tempos de crise.


A melhora da distribuição só aconteceu por que as grandes já tinham controle da distribuição e tinham o PDV sob refém, por assim dizer. O ganho só veio por conta da deficiência preexistente no mercado. Ou seja, se houvesse uma maior competitividade na distribuição pra começo de conversa essa melhora seria muito menos presente. O que temos que almejar é uma melhora da competitividade do mercado, que passa pela "desoligopolização" da distribuição, e não ver um benefício numa piora do mercado.

Fora que expandir mercados não é por si só um indicador de saúde do mercado cervejeiro. Eu morando em SC encontrava e bebia Eisenbahn em 2006/2007 sem grandes pagando uns 3 e pouco. Não é toda cervejaria que precisa ser vendida em todo o canto no país inteiro, isso é pra Skol e Brahma. O grande indicador é cada canto do país tem um cervejaria. Mas como que uma pequena cervejaria vai competir se ela não consegue vender sua cerveja dos bares da redondeza já que a Ambev chega no bar e diz: Ou você só vende nossas cervejas (mais fácil com Wäls e cia) ou não vende nenhuma (mais difícil quando nem a Wäls, nem chopp Brahma você não pode mais vender).
8 anos 5 meses atrás #63327

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Dartanha Soares no tópico Mais concentração? ABInBev tem oferta p/ SABMiller

Paulo, eu concordo com você, tanto que eu havia citado seu comentário antes de fazer o meu. O problema, ao menos no momento, não é o fato de uma megacervejaria estar comprando pequenas ou médias cervejarias artesanais, isso se dá naturalmente, em todos os mercados. Como você disse o problema está na origem da cadeia de distribuição e eu apenas destaquei que no curto prazo, ao menos do meu ponto de vista, a aquisição dessas cervejarias artesanais, pelas cervejarias que detém o mercado de distribuição foi benéfico, pois colocou um público muito maior em contato com esse segmento. Mas, mais uma vez, eu concordo com você quanto ao problema da monopolização do mercado e também quanto ao fato de que nem toda micro/media cervejaria possa ou deva ter um mercado nacional, ainda mais num pais do tamanho do Brasil e com todos os problemas de logística que temos. Porém, o exemplo que você deu da Eisenbhan, não foi o melhor, pois ela é aí do seu estado, ou seja, seria natural você ter mais fácil acesso e a preços mais competitivos.
Espero que você tenha entendido o meu ponto de vista, e que em momento algum eu disse que isso (monopolização do mercado) é bom, e sim que houve benefícios, mas, como você enfatizou, esse beneficio só foi possível porque já existe um viés no mercado.
E sim, temos que lutar por maior competitividade e pela quebra desses mono/oligopólios, porém temos uma árdua tarefa pela frente, pois de modo geral o brasileiro tem pouca percepção desse assunto e nossos governantes tem o rabo preso e dificilmente vão se solidarizar com essa questão.
8 anos 5 meses atrás #63328

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Ricardo Almeida no tópico Mais concentração? ABInBev tem oferta p/ SABMiller

Vcs ainda nao entenderam que todas essas aquisicoes foram feitas pra baixar o preco da cerveja?
8 anos 5 meses atrás #63332

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Mais concentração? ABInBev tem oferta p/ SABMiller

Capa da revista Isto É Dinheiro, que comenta a aquisição da SABMiller pela AB InBev. Esse cara é um fenômeno. Seu próximo alvo é outro colosso: a Coca Cola! :ohmy:
 


 
8 anos 5 meses atrás #63351
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Clésio Gomes Mariano no tópico Mais concentração? ABInBev tem oferta p/ SABMiller

Sabe o que vem depois dessa compra? Despidos, fechamento de fábricas e cortes nos custos de toda a cadeia produtiva da empresa, assim como foi com a Heinz ou o Burger King. Eu sinceramente não idolatro um cara que já é podre de rico e mesmo assim continua com obsessão de ficar cada vez mais rico, cortando empregos e salários onde der e que aparentemente também tem o dedo em e lucra muito com empresas do ramo bélico.
8 anos 5 meses atrás #63354

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Claudinei   no tópico Mais concentração? ABInBev tem oferta p/ SABMiller

Clésio Gomes Mariano escreveu: Sabe o que vem depois dessa compra? Despidos, fechamento de fábricas e cortes nos custos de toda a cadeia produtiva da empresa, assim como foi com a Heinz ou o Burger King. Eu sinceramente não idolatro um cara que já é podre de rico e mesmo assim continua com obsessão de ficar cada vez mais rico, cortando empregos e salários onde der e que aparentemente também tem o dedo em e lucra muito com empresas do ramo bélico.


Eu também não o idolatro, nem nunca gostei dessas mega-aquisições/mega-fusões (isso só é bom para os donos/acionistas que, eliminando a concorrência, concentram cada vez mais o mercado e obtém mais poder para ditar este). Mas que o cara é ousado, isso não dá pra negar. Não duvido se algum dia ele conquistar o posto de mais rico do mundo... :ohmy:
 
8 anos 5 meses atrás #63357

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se