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Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Respondido por Renata Alves da Nobrega no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

O único problema que eu vejo na promoção é não limitar o número de cervejas do mesmo rótulo por pessoa.
8 anos 6 meses atrás #63125

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Respondido por Gabriel C. no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Gustavo Guedes escreveu: Práticas de vender um produto ao preço de custo ou mais barato que custo são conhecidas no comércio em geral como "dumping", e servem nada mais nada menos que para eliminar a concorrência, players menores: microcervejarias, empórios, lojas especializadas. Todos esses sofrem com essas promoções avassaladoras.

E você: o que pensa das promoções? Boas ou nocivas?


Excelente discussão, Guedes, obrigado!

Discordo que essas promoções do PdA e do Carrefour sejam Dumping pura e simplesmente. Para MIM, essa estratégia dos grandes pdvs tem como objetivos principais:

# Reforçar a identidade da marca como um bom local de compra dessas cervejas e "fidelizar" compradores regulares.
# Incentivar o consumo de quem está começando a se interessar por esses produtos, elevando o "market share" das craft para aumentar vendas a médio prazo.

Sou da opinião que essas promoções não são assim tão prejudiciais ao mercado. Talvez elas até ajudem a ampliar o número de consumidores "convertidos": gente que aproveita a promoção para provar bastante coisa diferente, gosta e começa a descobrir lojas online, empórios especializados, festivais de degustação. Até o Fórum Brejas ;)

Por isso, não concordo que essas promoções tenham poder de "matar" a cena especializada e nano/micro cervejarias independentes.

Na maioria dos casos, arrisco afirmar que o consumidor regular não deixa de comprar em lojas menores - mesmo pagando mais - só porque encheu o estoque no PdA ou Carrefour. O que o pessoal que conheço sempre comenta é "pelo menos depois dessa promoção estou garantido nas cervejas do dia a dia", mas o fato é que NUNCA deixamos de procurar cervejas novas, ou preços legais em cervejas que gostamos muito mas não são encontradas em grandes pontos de venda.

Enchi meu estoque regular no Pão de Açúcar sim. Mas isso não quer dizer que eu não vá fechar uma compra ainda hoje na Beer4U, WBeer, YesBeer. Ou de passar na Cervejoteca perto de casa pra bater um papo com o Ronaldo e tomar umas com ele. Ou de ir ao EAP ou Brewdog tomar alguns chopes ou garrafas específicos.

Nós, consumidores regulares, continuamos inclusive pagando caro quando o interesse é grande. Eu não deixo de tomar minhas caçulinhas de ouro de 20, 25, 30 reais porque eu adoro elas (apesar de odiar o preço) e faço o possível dentro da minha realidade financeira para estimular o crescimento e consolidação das nacionais.

Mas isso não quer dizer que vá abrir mão de ter uma geladeira cheia de cervejas de promoções 50%.

Esse mercado consumidor específico ainda é pouco desenvolvido. Acredito que exista espaço pra todos. mund
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fernando Pires
Last edit: 8 anos 6 meses atrás by Gabriel C.. Razão: Revisão de erros de Português
8 anos 6 meses atrás #63126

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Respondido por Fernando Passos no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Acho meio complicado ver a prática do dumping nessas ações, a não ser que aconteçam com mais frequência. 2-3 promoções por ano dificilmente vão satisfazer toda a demanda do mercado.

Além disso, pelo que percebo a maioria das pessoas que compram nessas promoções já são consumidores regulares deste tipo de cerveja. E, como disse o Gabriel, muito dificilmente esse consumidor vai deixar de comprar em outras ocasiões e estabelecimentos.

Outro ponto que, a meu ver conta muito, é a possibilidade de um serviço mais direcionado que geralmente é apresentado em empórios e lojas do ramo. Principalmente, mas não somente, que está começando a tomar este tipo de cerveja decide suas compras a partir de sugestões e/ou a partir de alguma dúvida sanada sobre algum rótulo.

Por fim, como deu pra perceber do outro tópico, aparentemente poucas pessoas compram grandes quantidades nessas promoções, enquanto muitos não conseguem coisas muito interessantes. A continuar assim, há a possibilidade de que cada vez menos pessoas mostrem empolgação em promoções futuras.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes, Gabriel C.
8 anos 6 meses atrás #63131

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Respondido por Claudinei   no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Penso que as promoções são boas para o consumidor, especialmente em época de recessão e dólar alto. O que eu tenho notado nos últimos PdAs que passei é que as promoções estavam mais concentradas em rótulos como Leffe e Colorado, sem falar da grande quantidade ofertada. Ou seja, estamos falando de rótulos da AB InBev. Não sei ao certo qual a lógica que rola por trás dessas promoções, mas imagino que as micros independentes e importadoras devam sofrer, o que a médio prazo pode comprometer a continuidade do negócio. Tenho vontade de apoiar as micros independentes, mas doze contos numa garrafinha de 315 ml de uma Way qualquer não ajuda muito :( . Dessa forma, a gigante vai ampliando seu domínio no mercado... :unsure:
 
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes
8 anos 6 meses atrás #63132

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Respondido por Odimi Toge no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

Acho que tudo o que foi dito até aqui faz sentido e se aplica no caso concreto. Acho também que a realidade é muito complexa e comporta desdobramentos dos mais diversos sem que um exclua o outro. Então tem gente que pega promoção e não deixa de comprar em pequenos empórios; tem gente que pega promoção e compra menos em outros lugares; tem quem pegue promoção e nunca mais compre em outros lugares; tem quem passe a comprar em outros lugares depois de conhecer boas cervejas na promoção.

Por isso creio que fica difícil, neste momento, detectar pra que lado aponta a resultante de todas essas forças.

De maneira pontual vou relatar como a coisa se deu comigo nesta última promoção:

Eu tinha um dinheiro reservado para pagar uma cota do Social Beers que pedi boleto faz mais de mês. Exatamente no dia que soube da promoção de sexta recebi o boleto via e-mail. Como ficou difícil conciliar os dois gastos, optei por deixar o social beers e pegar a promoção. Ou seja: neste caso isolado eu realmente tirei dinheiro de um para dar pra outro.

PS: fica aí também o alerta pro Social Beers: não demorem tanto tempo pra emitir o boleto, pois assim correm o risco da pessoa usar o dinheiro pra outra coisa! Muito dessas compras são impulsivas e a demora em executar a venda dá margem pra desistência do freguês! rs
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes, Gabriel C.
Last edit: 8 anos 6 meses atrás by Odimi Toge.
8 anos 6 meses atrás #63143

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Respondido por Eduardo Macatti no tópico Promoções como a do PdA são nocivas ao mercado?

E não vamos nos esquecer que as cervejas, especiais ou não, são apenas mais um produto ofertado, neste caso, pelo Pão-de-Açúcar...quem vai sempre ao PDA sabe que eles fazem promoções de vários produtos semanalmente, senão diariamente, e que vai desde creme dental até carne! Esses dias mesmo tinham aquelas cápsulas de café da Nescafé Dolce Gusto na condição de 50% de desconto...o PDA geralmente é um supermercado mais caro que a concorrencia, mas quando rolam essas promoções, a gente deixa de comprar na concorrencia naquela momento e compra no PDA mesmo...
8 anos 6 meses atrás #63145

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