Cadastre-se

Entrevista Maria Cevada

Criado por Juliano Melo no tópico Entrevista Maria Cevada

Voltamos com mais uma entrevista para os amantes da cerveja de qualidade. No bate-papo anterior, falamos com o Chef Daniel Magri, do site HarmonizaBeer, sobre harmonização de cerveja com pratos.

Na entrevista de hoje, conversaremos com o pessoal do site Maria Cevada, primeiro site sobre cerveja artesanal do Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o que é um Beer Sommelier, dicas para quem está começando e muito mais.

Espero que gostem.

O que é o Maria Cevada?

Maria Cevada – Maria Cevada é o principal blog sobre cerveja artesanal do Rio de Janeiro. É comandado por mim, Amanda Henriques (sommelière de cervejas) e pelo Anderson Senne (cervejeiro caseiro). Nós fazemos degustações, divulgamos eventos, dicas, roteiros cervejeiros em nosso site (mariacevada.com.br) e nas nossas redes sociais, incluindo nosso canal no Youtube.

Quando e como surgiu a ideia de criar o Maria Cevada?

Maria Cevada - A paixão nasceu por volta de 2009/2010 quando comecei a provar os primeiros rótulos artesanais. Foi um caminho divertido, cheio de curiosidade, mas que ao mesmo tempo me deixava cheia de dúvidas e perguntas. Nessa época não existiam muitos sites de referência sobre o assunto e a cerveja artesanal ainda não era o foco das atenções. Essa exploração de rótulos diferentes continuou até 2012, momento em que decidi começar a estudar o assunto por conta própria. E quanto mais aprendia, mais me interessava por esse universo. Foi então que em 2013 surgiu a ideia da Maria Cevada, o blog sobre cerveja artesanal que acompanhava e compartilhava meus passos de aprendizado nesse universo. Hoje sou sommelière formada pelo Instituto da Cerveja.

O nome Maria Cevada faz uma brincadeira com o universo feminino e masculino. Qual o principal público do site?

Maria Cevada - Todo mundo! Embora o nome seja feminino e o layout delicado, o público é 70% masculino. É muito interessante. Foi muito legal se apropriar de um termo pejorativo para uma criar uma coisa boa, até hoje o pessoal elogia muito o nome. Bem, todos nós gostamos de cerveja boa, todos somos "Maria Cevada".

Fale um pouco sobre os editores e idealizadores do Maria Cevada.

Maria Cevada - No mundo da cerveja, sou sommelière formada pelo Instituto da Cerveja e responsável pelo núcleo da Pink Boots aqui no Rio – uma organização mundial de profissionais do mercado cervejeiro que oferece oportunidades educacionais para mulheres do ramo. O Anderson Senne é cervejeiro caseiro, cria do curso do Leonardo Botto.

Eu sou jornalista com MBA em Marketing e especialização em Marketing Digital. Trabalho há sete anos com Conteúdo e Marketing Digital na Globosat. Já passei pela área de Novas Mídias e fiz parte do projeto que se tornaria o Globosat Play, depois toquei os sites e o desenvolvimento de aplicativos e games para o canal infantil Gloob. Hoje sou responsável pela área digital dos canais adultos da empresa, em especial o Sexy Hot. O Anderson Senne é publicitário com MBA em Gestão do Entretenimento. Ele cuida de programação de TV e já passou pelo Universal Channel e Gloob. Hoje cuida da programação e estratégia do Canal Viva.

Quais os principais conteúdos do site e em quais canais os amantes das cervejas podem encontrá-los?

Maria Cevada – Basta acessar o site mariacevada.com.br. Lá vocês vão encontrar dicas, eventos, novidades... Nossa proposta é falar com quem está começando sem ser “cervochato”.
No instagram (@mariacevada) divulgamos eventos e nos aprofundamos na degustação de vários rótulos.

No Youtube (youtube.com/MariaCevadaBR) fazemos coberturas de grandes eventos, visitamos cervejarias, degustamos e avaliamos rótulos e começaremos a explorar também turismo cervejeiro cruzando o conteúdo do nosso Snapchat (username: maria-cevada).
Também estamos no Viber, Untappd, Twitter, Facebook... Ufa! Haha

O que é um Beer Sommelier e quais os caminhos para se tornar um profissional nessa área?

Maria Cevada – Além de ter profundo conhecimento técnico dos estilos de cerveja, o sommelier também precisa entender dos processos de produção da cerveja, as diretrizes de um bom serviço de bar e ter uma apurada percepção sensorial. Avaliar cervejas é algo sério e impacta no trabalho de muitas pessoas. Por isso, a nossa responsabilidade vai muito além do “gostei, não gostei”.

O sommelier precisa estar preparado para entender as necessidades de seus clientes no bar, saber dar boas recomendações, sugerir harmonizações, mas também ajudar no trabalho dos cervejeiros, seja ajudando a aprimorar as receitas na fábrica ou em consultorias para as cervejarias. Curadoria de eventos e julgamentos em concursos são outras funções que estão abraçando a profissão. Enfim, é bem completo e engloba diferentes habilidades. O Brasil já possui cursos de referência na área em vários estados para quem quiser se aprofundar e entrar nesse mercado.

Como avaliam as cervejas artesanais brasileiras? Já atingiram o nível de qualidade das estrangeiras?

Maria Cevada – Sim! Temos exemplares maravilhosos premiados e reconhecidos inclusive no exterior. Esqueçam aquela história de que “cerveja boa é cerveja importada”, não existe mais isso, por favor! O Brasil está fazendo bonito!

Quais as dicas do casal para quem quer começar no mundo da degustação das cervejas de qualidade?

Maria Cevada – Não tenha medo de perguntar e nem preconceitos para degustar! Eu entendo que às vezes pode assustar chegar num bar e ver um quadro com 30 rótulos diferentes de cervejas, mas vá em frente. Deguste, tente anotar suas percepções. É bom conhecer de tudo um pouco e dar margem para erros também. Leia! Cada estilo e cada cerveja tem uma história fascinante que a envolve, cerveja é cultura! Eu reuni em uma matéria da Maria Cevada as maiores dificuldades para quem está começando a tomar cervejas artesanais (clique aqui para acessar a matéria).

Quais são os próximos passos do casal?

Maria Cevada – Profissionalizamos o site e já estamos ativando parcerias. Também oferecemos consultoria em redes sociais para cervejarias artesanais. Para o ano que vem, vamos inverter nossos cursos! Acho que em breve vou ser uma cervejeira caseira e o Anderson um sommelier. Isso vai ser uma experiência fantástica!

Link do post em nosso blog.
7 anos 10 meses atrás #65068

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se