Cadastre-se

5 dicas para um bom rótulo de cerveja

Criado por Bento Ferreira no tópico 5 dicas para um bom rótulo de cerveja

1 - INFORMAÇÃO
Informar no rótulo não apenas os dados básicos como nome da cerveja, estilo da cerveja, quantidade de mL, porcentagem alcoólica, até detalhes mais específicos como copos ideais para consumo, harmonizações indicadas. Quem tem a tarefa de produzir o rótulo precisa conhecer a fundo o produto.

2 - LEGISLAÇÃO
Seguir as normas do MAPA e da ANVISA, além do Regulamento do INMETRO, que estabelece a forma de expressar a indicação quantitativa do conteúdo líquido dos produtos. Na arte da frente rótulo, é obrigatório conter o teor alcoólico e a quantidade do produto, por exemplo.

3 - CORES
As cores são responsáveis pelo impacto entre os consumidores. A harmonia é fundamental na composição visual do rótulo. Quer saber mais sobre a escolha das cores? Para quem gosta de literatura, recomendo o livro Psicodinâmica das cores em comunicação, de Modesto Farina.

4 - IMAGENS
O rótulo é uma experiência visual que seu consumidor terá com sua cerveja. A compra do seu rótulo começa pelos olhos. Por isso imagens completares, assim como as cores vivas, são decisivas. Para saber mais sobre como equilibrar os elementos na imagem.

5 - A ESCOLHA DAS LETRAS
Assim como as cores e a imagem, a escolha da tipografia diz muito sobre sua cerveja. São mais de 170 mil tipos de fontes esperando para descrever a sua cervejaria. As letras serifadas costumam ser mais legíveis. A serifa no fim de cada letra também costuma dar um toque mais clássico. Já as letras não serifadas tendem a dar um ar mais moderno e sofisticado. Seja qual for a sua escolha, dê preferência a letras de uma mesma família (tipográfica).

Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk). A classificação dos tipos serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
7 anos 2 meses atrás #65885

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se