Cadastre-se

Dica essenciais para primeira vez!

Respondido por Diego Lopes no tópico Dica essenciais para primeira vez!

haja braço pra mexer esse mosto!...kkk
10 anos 10 meses atrás #47198

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Felipe Menezes no tópico Dica essenciais para primeira vez!

Outra coisa, Diego, creio que vc não conseguirá brassar 20 litros em um fogão (a não ser que ele tenha aquela 5a boca no centro, que é tri-chama). Fogão comum não dá conta de ferver tanta água assim, não tem pressão pra isso. Até onde sei, dá pra fazer até 10 litros só.

Procure se informar pra não perder a brassagem!
10 anos 10 meses atrás #47204

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico Dica essenciais para primeira vez!

Dá sim, eu faço tranquilamente num de 4 bocas, usando panelas de 30L. Para fervura, preciso ligar duas bocas, mesmo que não fiquem no centro do caldeirão. Demora um pouco para chegar aos 100 graus, mas consigo uma fervura bem vigorosa quando finalmente alcança.

O que eu fiz na minha última brassagem foi começar a fervura de parte do mosto antes do final da lavagem, com 1/3 do mosto final e acrescentando o resultado da lavagem no processo. Reduz consideravelmente o tempo de elevação de temperatura.
10 anos 10 meses atrás #47205

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Dica essenciais para primeira vez!

diego, o freezer eu consegui um antigo com um conhecido. o termostato comprei na GPchocadeiras:
www.gpchocadeiras.com.br/loja/produto-21...tal_para_chocadeiras

sobre fogao, o meu aqui de casa nao conseguiu ferver 20 litros, nao passou de 96 graus.

abs
10 anos 10 meses atrás #47212

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Lopes no tópico Dica essenciais para primeira vez!

é acabei fazendo os 20 litros que é a capacidade do kit que comprei (e a receita pronta é pra 20 litros)...

o fogão sofreu (devagar mais foi)...demorava uns 15 minutos pra chegar nos 65 e 76 graus mais foi usando 2 bocas...só a fervura que eu acabei nao acompanhando a temperatura...mas deixei 30 minutos partindo dos 76ºC até começar a apresentar borbulhamento...

é uma boa idéia Pedro mas ai vc considerou o tempo de fervura a partir de quando juntou tudo e esse tudo começou a ferver?
uma coisa que eu perdi tempo foi na lavagem do malte...usei 10 litros (tive que fazer em 2 levas pq a panela auxiliar que eu tenho pra esquentar a agua a ser acrescentada cabe só uns 8...
vcs acham que uns 7 litros pra lavar o malte (4kg) estava bom?

Valeu marcelo vou ver um esquema em breve.
agora estou na ansiedade de terminar a fermentação...

obrigado e até...
10 anos 10 meses atrás #47239

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Lopes no tópico Dica essenciais para primeira vez!

ah só um comentário pra quem for fazer...além do que jpa foi dito...

comece cedo...comecei a lavar as coisas as 15:00...e devido a lerdeza e talz...terminei as 2 da manha!

e 2...pra mexer o mosto na brassagem...que é bom mexer a maior parte do tempo..
mas se vc estiver usando fundo falso igual eu, nao pressione tanto o malte contra o fundo...pq eu mexi tanto...e acabou descendo muito bagaço e entopio minha torneira...perdi um tempo pra passar tudo para o fermentador...desentopir...voltar para o caldeirão e começar a filtragem...
10 anos 10 meses atrás #47240

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se