Cadastre-se

Cerveja que dá dor de cabeça !

Criado por Fred Matt no tópico Cerveja que dá dor de cabeça !

O que pode gerar a famosa dor de cabeça quando bebemos uma cerveja artesanal? Em qual fase do processo de fabricação, o cervejeiro pode estar cometendo um erro que produza uma cerveja que gere esse mal estar ?
Last edit: 10 anos 7 meses atrás by Fred Matt.
10 anos 7 meses atrás #49287

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Yuri Lopes no tópico Cerveja que dar dor de cabeça !

Até onde sei cerveja em si não da dor de cabeça. A questão pode ser a intolerância do organismo ao álcool talvez. Mas dizer que cerveja, no caso artesanal, da dor de cabeça é algo muito leviano.
"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fred Matt
10 anos 7 meses atrás #49289

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Cerveja que dar dor de cabeça !

Isso vai do organismo de cada pessoa, que pode ter alguma intolerância a certo ingrediente ou mesmo por certo sabor.

Eu por exemplo quase sempre fico com dor de barriga quando tomo uma schwarzbier ou malzbier.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fred Matt
10 anos 7 meses atrás #49290

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por fernando pereira frassetto no tópico Cerveja que dar dor de cabeça !

Fisiologicamente não há nenhum motivo para uma bebida alcoólica causar dor de cabeça por si só. O que acarreta esse sintoma geralmente é a desidratação que acompanha o consumo de bebidas alcoólicas (você sempre perde mais água do que ganha com bebidas alcoólicas, por essas estimularem a excreção via urinária), principalmente quando em excesso. Outro motivo de dor de cabeça é quando a bebida tem compostos que são tóxicos em pequenas quantidades, como alguns destilados baratos que contém outros alcoóis, como o metanol. E claro, o etanol em si também em tóxico para o sistema nervoso central, geralmente em quantidades maiores. Já ouvi absurdos escritos por gente renomada no meio sobre ressaca e outros sintomas serem uma "reação alérgica"! Acho que, quando você escreve alguma coisa, deve se certificar se aquilo é mesmo correto, e não passar informação errada para frente.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fred Matt
10 anos 7 meses atrás #49292

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lucas Zufi Leite no tópico Cerveja que dar dor de cabeça !

Álcool inibe secreção de ADH (hormônio anti-diurético), que é responssável pela reabsorção de água nos túbulos renais, assim gerando um excesso de urina (diluída) e desidratando o corpo, o que dá a dor de cabeça. Portanto não tem a ver com essa ou aquela cerveja, mas sim com o excesso ou de álcool ou com a falta de algo para se hidratar durante a degustação.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fred Matt
10 anos 7 meses atrás #49298

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Paul K no tópico Cerveja que dar dor de cabeça !

Existe sim alergia aos ingredientes da cerveja. Tanto o lúpulo, a cevada, o trigo (diferente de intolerância ao glúten) e as leveduras podem causar alergia. Fora os outros ingredientes que podem ter numa cerveja. Isso não é lenda nenhuma.

Claro que a quantidade de pessoas alérgicas a esses ingredientes é relativamente pequena, mas é algo que existe e deve ser levado em consideração caso a pessoa tenha os sintomas adequados. Principalmente se for só com uma cerveja ou um grupo específico de cervejas e não com todas.

Eu só não sei se dor de cabeça é sintoma de alergia. Essa fica pros universitários.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fred Matt
10 anos 7 meses atrás #49307

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se