Cadastre-se
× Crie tópicos para cada bar/empório, onde todos possam postar um PDF, uma URL para o cardápio com preços ou fotos dos cardápios.

Montando um Empório.

Criado por Jorge Fernandes Junior no tópico Montando um Empório.

Olá Pessoal.

Estou montando um empório de cervejas (especiais e tradicionais) e carnes (cortes para churrasco e charcutaria) no ES. Também terei torneiras de chopp artesanal. Estou numa fase de definir o mix de produtos e o valor do estoque inicial. Essa é uma fase crucial e um erro aqui pode por tudo a perder. Alguém pode me ajudar? Pode ser uma informação percentual, exemplo: você deverá ter 40% do estoque em carnes para churrasco, 10% em charcutaria e 50% em cervejas (destas, 60% em tradicionais e 40% em especiais). Além disso, se alguém puder indicar, por exemplo, qual seria o percentual usual de mercado para estoque inicial em relação ao faturamento ou investimento, agradeço. Será uma loja pequena, de 45 m². Contribuam com suas experiências.

Abraços e obrigado!!! :)
6 anos 3 meses atrás #66265

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André F no tópico Montando um Empório.

Bom dia,

Sua pergunta é bem difícil de responder e depende de muitos fatores.

Primeiro você deve ter estudado o mercado na sua região. Sou de São Paulo e certamente o um estudo aqui não se aplica totalmente ao mercado na sua praça.

Outro ponto é a definição do modelo de negócio. Você terá carnes, charcutaria, garrafas e torneiras. Ficam algumas peruntas:
Você servirá tábuas no local?
Terá mesas e/ou balcão?
Terá garrafas geladas para consumo no local?
Carnes só em natura?
Qual o tempo de reposição após a colocação do pedido que seus fornecedores garantem? Veja que eu disse garantem e não estimam ou informam.
O local é bom? Tem trânsito de pessoas que consomem esse tipo de produto, acesso fácil e lugares para estacionar próximos?

Eu não sei como é o público aí, mas segue um exemplo. Na região que moro, pegando um raio de 5 km, tenho ao menos 8 bares e empórios de cervejas especiais. Um fechou há 4 meses pois não estudou e se estabeleceu no pior ponto (menos trânsito de pessoas, sem local para estacionamento próximo, longe do metro). O local era agradável, tinha preços competitivos, mas não foi.

Os demais tem público cativo e estão sempre com movimento (e dentre esses temos uma unanimidade que é o EAP e outros pequenos).

Enfim, muito estudo e boa sorte.
6 anos 3 meses atrás #66266

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Jorge Fernandes Junior no tópico Montando um Empório.

Bom dia André. Muito obrigado pela atenção.

Vamos lá:

Você servirá tábuas no local? Sim, frios e petiscos.
Terá mesas e/ou balcão? Balcão e cadeiras altas.
Terá garrafas geladas para consumo no local? Sim. Além das torneiras de chopp. Num horário pré-determinado do dia, apenas. Alguns amigos dizem que terei problemas em fixar isso. Estou refletindo.
Carnes só em natura? Não. Terei também carnes congeladas.
Qual o tempo de reposição após a colocação do pedido que seus fornecedores garantem? Veja que eu disse garantem e não estimam ou informam. Tenho mapeado os tempos de reposição e os pedidos mínimos
O local é bom? Tem trânsito de pessoas que consomem esse tipo de produto, acesso fácil e lugares para estacionar próximos? Sim. O local é numa rua de bastante afluência de pessoas e próximo (uma quadra) de uma área com bastante movimento de bares e boates.

Estou estudando bastante. Mas nenhum artigo ou material que pego para ler é capaz de me responder tais questões, principalmente com relação ao estoque inicial. Parece-me que as pessoas abrem uma loja e depois enchem de produtos aleatoriamente (claro, dentro do seguimento a que se propôem). Até mesmo os fornecedores (não todos mas a maioria), dizem: "A 15 dias de você abrir sua loja, me ligue que faço uma visita e sugiro um mix". WTF?!! Hahaha!!!

Enfim, muito obrigado! Se tiver mais alguma ideia, compartilhe aqui.

Abraços, JFJ
Last edit: 6 anos 3 meses atrás by Jorge Fernandes Junior.
6 anos 3 meses atrás #66267

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se