Cadastre-se

Tic 17 - Freezer - Geladeira

Respondido por Fernando BM no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

Fernando,

Discordo quando você diz que a temperatura dentro do fermentador deverá estar 4 ou 5 graus acima da temperatura de dentro da geladeira. Hoje tirei um balde que estava maturando o controlador estava setado a 9+-1 graus, com o sensor solto dentro da geladeira... tirei a cerveja, medi a temperatura e.. 9 graus.

O líquido (cerveja) tem maior calor específico que o ar, ou seja, ele precisa receber (ou perder) mais calor para variar 1oC do que o ar de dentro da geladeira, a cerveja demora um pouco para chegar aos 9 graus, mas quando chega, fica estável. Na minha visão, é melhor controlar a temperatura do ambiente, do que do líquido... se você deixar a temperatura do líquido subir um grau, vai gastar muita energia para reduzir esse grau. Outra desvantagem é que a temperatura do fermentador vai oscilar mais.

Abs,
9 anos 5 meses atrás #57445

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por felipe barbosa livao no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

depois de um dia, a temp estabilizou, agora fica variando de 18 a 19... acho que nao terei problemas em relação a isso.. fiz uma gambiarra igual a foto postada kkk. comprei bola de isopor.. (pra fazer planetas kkkk) cortei pela metade e coloquei o sensor nela e encostado no fermentador.. agora eh soh esperar :) .. vlw pela ajuda pessoal
9 anos 5 meses atrás #57451

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

Ola Fernando Mussio, td certo?
Não sei o seu nível de conhecimento do processo de produção de cerveja artesanal, nem sua experiência a respeito, mas acredito não ter uma maneira única de se produzir cerveja caseira, e quem sou eu, mero iniciante nessa arte, poder discordar de vc. Se o seu processo está surtindo o resultado esperado, parabéns pra vc e continue nos passando suas experiências, pois a troca de informações nesse meio é crucial para o progresso de todos.
Pra concordar com o que diz, revendo o que já li, a temperatura dentro do balde só equilibra com a de dentro da geladeira quando a fermentação terminou, aí o estrago já está feito. No início da fermentação, a diferença de temperatura é de 4/5 graus. Basta você fazer a experiência, mas corre o risco de contaminar, mas como já fizeram essa experiência e mostraram o resultado, passei a seguir a dica do isopor ;)
Sobre a dúvida do nosso confrade Felipe, as dicas que passei foram aprendidas com ensinamentos do mestre Guenther, que foi presidente da Acerva Gaúcha, ministra cursos de cerveja artesanal, tem um site sobre o tema, criou e modera o fórum homebrewtalk brasileiro. Esses ensinanentos vieram depois de muitas experiências e estudos. Garanto que no meu caso, resolveram os problemas de fermentação.
Outros como vc, questionaram o Guenther no fórum, mas ele demonstrou, pelo menos pra mim, empiricamente e bibliograficamente que ele estava com razão, até que provem o contrário. Mas como disse, se vc está satisfeito com o seu método, ok.
Felipe, espero que suas fermentações tenham melhores resultados agora, e sobre o controle do tempo de funcionamento do motor da geladeira, vc consegue na programação do controlador, no meu caso é o HSET que coloco em 0.2 graus, com isso, a geladeira liga na temperatura estipulada e desliga 0.2 graus abaixo dessa temperatura, fazendo com que a temperatura não oscile muito e não desça muito e/ou saia do limite. Procure na configuração do seu controlador essa função, ajuda e muito.
Qq que eu puder ajudar, estou po aqui.
Abraços.
Last edit: 9 anos 5 meses atrás by Fernando Pires.
9 anos 5 meses atrás #57466

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Elizandro Oliveira no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

A linha de raciocínio dos dois Fernandos está correta, porém no caso do Mussio ele não está levando um fator importante em consideração...

Se estivéssemos falando de um líquido em repouso, de fato as temperaturas do líquido e do ambiente seriam as mesmas, e neste caso seria melhor de fato monitorar o ambiente pelos motivos apontados por Mussio, de que o ar é mais "volátil" à temperatura e que o líquido iria demorar mais para cair, quando abrimos a porta da geladeira é um exemplo...

PORÉM....

Não estamos falando de água ou outro líquido em repouso, se trata de um líquido em FERMENTAÇÃO... a reação química da fermentação gera calor, e esse calor da fermentação é que faz com que a temperatura da cerveja fique em torno de 4 graus acima do ambiente. É claro que quando Mussio tirou e mediu estava na mesma temperatura, porque provavelmente o processo de fermentação já havia terminado, portanto deixado de gerar calor e igualado à temperatura ambiente...

(exagerando) imagine um isqueiro aceso dentro da geladeira a briga que seria.... a geladeira jogando a temperatura para baixo e o fogo do isqueiro jogando para cima...

Ponto para Pires que ao colocar o sensor colado ao fermentador e isolado com o isopor da temperatura ambiente faz o monitoramento e condiciona o TIC a trabalhar para que o líquido do fermentador fique no limite estipulado, assim provavelmente a temperatura ambiente da geladeira vai estar em torno de 4 graus mais baixo do que o medido pelo TIC (que está acompanhando a fermentação em plena atividade) e essa diferença vai caindo a medida que a atividade de fermentação vai diminuindo até consumir todos os açucares... aí sim a temperatura do fermentador e ambiente se igualam. (O isqueiro apaga)

Alguns chegam a colocar o sensor dentro de uma garrafa pet com água, porém a eficácia é só para não haver oscilação quando abre e fecha a porta da geladeira... porque a temperatura do fermentador que está trabalhando quimicamente vai sim estar mais alta...

Em resumo: se for para monitorar a temperatura de água... sem problema pode colocar o sensor em qualquer lugar que não dá diferença, agora se for para monitorar algo que está fermentando, o composto químico vai esquentar e aí o melhor mesmo é usar a técnica do isopor, simples e eficaz!
9 anos 4 meses atrás #58214

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Campos no tópico Tic 17 - Freezer - Geladeira

galera, sou iniciante e tenho uma dúvida.

eu posso adicionar agua fervida e resfriada apoós a segunda fermentação?

perdi a quantidade de água e só depois fiquei sabendo que poderia adicionar agua fervida e resfriada no mosto fervido já resfriado pré-inóculo
8 anos 11 meses atrás #61072

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se