Cadastre-se

Duvida sobre whirlfloc

Criado por Fabio V von Tein no tópico Duvida sobre whirlfloc

Ola pessoal.

Já tenho alguma experiencia e fiz diversas boas cervejas.
Estou usando whirlfloc pela segunda vez e acho que algo vai errado. Ontem fiz 10 litros de red ale e faltando 10 minutos coloquei meia pastilha de whirlfloc pra ajudar na decantação. Depois de fazer o whirlpool esfriar a 25 C, o resultado é que nem todo material decantou no fundo, parte ficou flutuando na panela e tive muita dificuldade em passar tudo ao fermentador, sobrando mais de 1 litro. Muitas partículas passaram ao fermentador. Achei uma imagem que mostra como estava na panela, note o material flutuando.

www.homebrewtalk.com/gallery/data/1/medium/IMG_8570_Small_.JPG

É a segunda vez que o mesmo acontece com whirlfloc. O que estou fazendo errado e como sedimentar todo o material ainda na panela?

Grato

Fabio
9 anos 6 meses atrás #57438

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Duvida sobre whirlfloc

Eita, tu resfriou com chiller? Quanto tempo levou esse resfriamento? Depois de resfriar e fazer o whirlpool, quanto tempo deixou decantando?

Eu normalmente deixo 2h e fica pouquíssimas partículas. Mas dá pra comprar uma peneira com grânulos pequenos, tipo essa .
9 anos 6 meses atrás #57439

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabio V von Tein no tópico Duvida sobre whirlfloc

Opa, deixei esfriar perto de uma hora, uma parte foi pro fundo mas uma parte ficou flutuando, não no topo, mais pro meio da panela, como na figura.
Eu uso uma peneira destas, mas com o movimento do mostro, parece que dissolve e passa tudo. Será que devia ter esperado sedimentar mais?
9 anos 6 meses atrás #57440

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Duvida sobre whirlfloc

Eu deixo bastante tempo, geralmente 2h. Aconselho fazer o mesmo na próxima vez, como teste.

Há quem diz que pode contaminar a cerveja deixando mais tempo, porém já perdi a conta de quantas brassagens eu fiz e nunca tive problemas.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fabio V von Tein
9 anos 6 meses atrás #57441

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Maiellaro no tópico Duvida sobre whirlfloc

Vc pode tentar colocar a pastilha (ou em pó) um pouco antes, ou seja, 15 minutos antes do fim da fervura. Após resfriar, faça o whirpool de foma vigorosa e aguarde cerca de 30 minutos. O trub com certeza irá decantar a ponto de vc perder apenas o mosto do fundo da panela.
Visite nosso blog: betapilsen

Boa sorte e boas brejas!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fabio V von Tein
9 anos 5 meses atrás #57644

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fabio V von Tein no tópico Duvida sobre whirlfloc

Ola colegas. Hoje novamente fiz uma cerveja e novamente aconteceu o mesmo efeito, de algo flutuando, desta vez tirei uma foto.
Seguindo a sugestão, ficou esfriando por umas duas horas, o lúpulo decantou, mas novamente não decantou tudo.
O que posso estar fazendo errado? Talvez a quantidade de wirlfloc? Uso meia pastilha em 10 litros.
Agradeço opiniões.
9 anos 5 meses atrás #57734
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se