Cadastre-se

cerveja "aguada"

Criado por Afonso Antunes no tópico cerveja "aguada"

Fiz minha primeira brassagem e abri uma garrafa e achei muito "aguada" mas ainda falta 10 dias de refermentacao na garrafa, e já faz 5 cinco dias da refermentacao. Alguém sabe se no final da refermentacao tem alguma diferença ou eu vou continuar triste ?
9 anos 1 mês atrás #59433

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico cerveja "aguada"

Afonso Antunes escreveu: Fiz minha primeira brassagem e abri uma garrafa e achei muito "aguada" mas ainda falta 10 dias de refermentacao na garrafa, e já faz 5 cinco dias da refermentacao. Alguém sabe se no final da refermentacao tem alguma diferença ou eu vou continuar triste ?


Fala aí Afonso, boa tarde.

Cara, a expressão aguada é subjetiva. Você pode estar se referindo sobre a sensação na boca, corpo ou sobre a carbonatação.

Pode ter acontecido vários problemas, desde a brassagem até o primming. Teria que saber mais detalhes para poder te ajudar:
Qual estilo fez?
Vc fez uma boa moagem?
Sua brassagem foi em qual temperatura?
Como foi sua eficiência?
Qual fermento e quanto de fermento utilizou?
Sanitizou os equipamentos necessários?
Fez controle de temperatura na fermentação?
Acompanhou a fermentação com densímetro ou refratômetro?
Como fez o primming e com quanto de açúcar?
Qual a temperatura que está fazendo a refermentação?

Vc diz que faltam 10 dias de refermentação, eu te digo que na fermentação, maturação e refermentação com primming não exite um tempo pré-determinado, pois depende de vários fatores como brassagem, fermento, controle de temperatura, procedimentos utilizados, quantidade de açúcar, sanitização dos equipamentos, qual (melhor ou nem tanto) resultado vc pretende com sua cerveja, etc

Abraços.
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Fernando Pires.
9 anos 1 mês atrás #59435

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Afonso Antunes no tópico cerveja "aguada"

Fiz uma red ale, comprei o malte já moido, a brassagem foi toda certa com temperatura de 65°, a lupulagem foi toda certinha com uma hora de fervura a 80°.. Sanitizei os equipamentos com sanitizador.. O problema foi que eu não consegui controlar a temperatura da fermentacao que ficou em torno de 30° e também não maturei já que não possuo equipamento para controle de temperatura. Usei o fermento S33 na proporção certa para 20 litros. Outro problema durante a brassagem foi o resfriamento depois da lupulagem que eu não consegui resfriar rápido (demorou uma hora).. Fora isso foi tudo normal. Abri uma garrafa e senti sem "corpo" como se tivesse feito a cerveja com metade dos ingredientes. Comprei o kit já pronto na alquimia da cerveja..
9 anos 1 mês atrás #59437

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico cerveja "aguada"

Afonso Antunes escreveu: Fiz uma red ale, comprei o malte já moido, a brassagem foi toda certa com temperatura de 65°, a lupulagem foi toda certinha com uma hora de fervura a 80°.. Sanitizei os equipamentos com sanitizador.. O problema foi que eu não consegui controlar a temperatura da fermentacao que ficou em torno de 30° e também não maturei já que não possuo equipamento para controle de temperatura. Usei o fermento S33 na proporção certa para 20 litros. Outro problema durante a brassagem foi o resfriamento depois da lupulagem que eu não consegui resfriar rápido (demorou uma hora).. Fora isso foi tudo normal. Abri uma garrafa e senti sem "corpo" como se tivesse feito a cerveja com metade dos ingredientes. Comprei o kit já pronto na alquimia da cerveja..


Blz!
Tomando por base que usou a quantidade certa de água na brassagem (quanto ao resfriamento, 1 hora não é nenhum desastre, rs) e o malte moído estava em boas condições, pode ter acontecido o seguinte:
Na brassagem a medição da temperatura feita em apenas um ponto dentro da panela ou com um termômetro não confiável faz com que a leitura da temperatura seja errada (eu uso dois termômetros com seus sensores em locais diferentes da panela, ajeitando eles sempre que faço a recirculação).
Pq isso? Porque se a temperatura está abaixo de 64 graus, produzirá mais açúcares fermentáveis, isso fará uma cerveja mais alcoólica e com menos corpo, ou seja, uma cerveja mais leve. Além disso, medir a OG na brassagem é essencial.
No caso da fermentação, pois se uma ale tem temperatura ideal de 18 a 24 graus e sua fermentação ocorreu com temperatura em torno de 30 graus, isso faz com que a fermentação aconteça em média com 2 dias, gerando vários defeitos em sua cerveja, sendo os principais a geração de sensação alcoólica (álcoois superiores) e ésteres do fermento, mas teoricamente não o da falta de corpo. Use sempre um densímetro ou um refratômetro para acompanhar a atenuação para ter certeza do término da fermentação (quando parar de atenuar por 2 dias, acabou a fermentação)
Outro problema que pode ter dado a sensação aguada é o priming, pois se fez com a quantidade errada de açúcar ou houve má homogeneização do açúcar nas garrafas ou no fermentador/maturador, a refermentação pode não ocorrer satisfatoriamente (nem com 15 dias).
Outra dica é a fervura, que deve ser feita a 100% e em uma fervura intensa.

Dê uma olhada (estude :silly: ) este fórum www.homebrewtalk.com.br e outras fontes, pois só com o estudo e adquirindo equipamentos é que passamos a fazer cervejas melhores.

Abraços.
Last edit: 9 anos 1 mês atrás by Fernando Pires.
9 anos 1 mês atrás #59438

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se