Cadastre-se

Problemas no resultado Final

Criado por Guilherme Felix no tópico Problemas no resultado Final

:unsure: Olá pessoal. Engarrafei hoje pela manhã minha primeira leva de cerveja!! Resolvi fazer uma pilsen (porque assim poderia comparar com as comuns). Fiz a brassagem tudo certinho, e coloquei para fermentar por 7 dias em temperatura ambiente, cerva de 22º, depois maturei (com airlock -acho que errei aqui-) por uns 15 dias...fiz o priming, engarrafei com rolhas de vinho tampando e bebi a noite. O problema é que ela ficou sem gás nenhum. Onde posso ter errado? Eu acredito que foi na maturação com a valvula airlock, porque todo o fermento foi usado sem nenhuma sobra p garrafa/priming e gerar CO2... Foi isso? Obrigado
8 anos 11 meses atrás #61509

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Odimi Toge no tópico Problemas no resultado Final

Cara não entendo muito de fazer cerveja. Porém me parece que você matou a levedura. Uma pilsen deve ser fermentada a uma temperatura bem mais baixa do que 22 graus. Isso aí é temperatura de ale.
8 anos 11 meses atrás #61510

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Problemas no resultado Final

O problema não deve ter sido a fermentação, mas a falta de paciência após o engarrafamento :laugh:

A maturação precisa do airlock ou filtro que permita o CO2 da fermentação sair do recipiente, senão ele explodiria pelo acúmulo de gás.

A cerveja provada no dia do engarrafamento está sem gás porque a carbonatação no seu caso virá do priming. O açúcar adicionado é metabolizado pela levedura e convertido em CO2.

Pelo visto você não tem um manômetro de garrafa, então a solução é abrir uma garrafa por dia, para ver como está a produção de gás.

Espero ter ajudado!
8 anos 11 meses atrás #61511

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico Problemas no resultado Final

Gabriel Cunha escreveu: A maturação precisa do airlock ou filtro que permita o CO2 da fermentação sair do recipiente, senão ele explodiria pelo acúmulo de gás.


Me confundi na resposta: fermentação precisa de airlock, maturação não! As temperaturas de maturação não permitem quase nenhuma atividade microbiana.
8 anos 11 meses atrás #61512

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Problemas no resultado Final

Guilherme Felix escreveu: :unsure: Olá pessoal. Engarrafei hoje pela manhã minha primeira leva de cerveja!! Resolvi fazer uma pilsen (porque assim poderia comparar com as comuns). Fiz a brassagem tudo certinho, e coloquei para fermentar por 7 dias em temperatura ambiente, cerva de 22º, depois maturei (com airlock -acho que errei aqui-) por uns 15 dias...fiz o priming, engarrafei com rolhas de vinho tampando e bebi a noite. O problema é que ela ficou sem gás nenhum. Onde posso ter errado? Eu acredito que foi na maturação com a valvula airlock, porque todo o fermento foi usado sem nenhuma sobra p garrafa/priming e gerar CO2... Foi isso? Obrigado


Fala aí Guilherme, blz?

Levando em consideração que você fez a brassagem em temperatura ideal (capaz de produzir açúcares fermentáveis) e utilizou fermento Lager, a temperatura ideal de fermentação seria entre 8 e 15 graus (dependendo da marca do fermento).
Caso tenha utilizado fermento lager, com essa temperatura de 22 graus sua fermentação não ocorreu satisfatoriamente e também sobrou muito pouca levedura viva para fazer o primming.

Sobre maturação com airlock, não há problema.
Sobre a utilização total do fermento na fermentação, ok, é isso mesmo, pois se a fermentação ocorrer normalmente, quase sempre sobra fermento suficiente na cerveja para fazer o primming.
Após o primming, a cerveja (já na garrafa) precisa de uma média de 7 dias para carbonatar em temperatura de fermentação.

O processo todo tem muitas variações e detalhes, mas segue um resumo do resumo:

Brassagem: temperatura média 65º por 90 min;
Fervura: média de 60 min;
Resfriamento: o quanto antes para temperatura de inoculação do fermento (ideal menos de 1 hora);
Fermentação: temperatura média 10º (lager) pela média de 7 dias (ideal acompanhar atenuação);
Maturação: temperatura por volta de 1º grau por média de 10 dias;
Priming: quantidade média de 7g de açúcar por litro de cerveja, por média de 10 dias em temperatura de fermentação (lager 10º).

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: EDUARDO CORREIA
Last edit: 8 anos 11 meses atrás by Fernando Pires.
8 anos 11 meses atrás #61518

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas no resultado Final

Vocês têm certeza sobre a morte da levedura de lager a 22°C? Já vi muitos pacotinhos a temperatura ambiente e acho que elas não morreriam a uma temperatura tão baixa.

E sem dúvida o problema foi o pouco tempo para a levedura metabolizar o primming. Após engarrafar e adicionar o açúcar é necessário pelo menos 7 dias para obter uma cerveja com gás, mas 10 dias seria o ideal.
8 anos 11 meses atrás #61530

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se