Cadastre-se

Ajuda na produção da minha primeira cerveja.

Criado por Felipe Dutra no tópico Ajuda na produção da minha primeira cerveja.

Fala aí pessoal, a algum tempo decidi que queria fazer cerveja artesanal, então comprei os equipamentos de medição, panelas e fermentadores. Ainda não comprei nenhum insumo.

Queria muito fazer uma witbier mas li em vários locais inclusive aqui no fórum que é um estilo um pouco complexo portanto não ideal para o iniciante.
Optei então em fazer uma Pale Ale, mas surgiram diversas dúvidas quanto a produção.

Como calculo a quantidade de malte que devo usar?
Como calculo a quantidade de água pra brassagem? E pra lavagem? Quanto de lúpulo eu devo usar?

Eu tracei uma receita de mais ou menos como imagino minha cerveja, defini um OG, FG e uma cor que eu desejo. Mas como calculo a quantidade de insumos que devo utilizar em função de atingir o que tracei na receita?

Desde já agragradeço.
8 anos 5 meses atrás #63271

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Pires no tópico Ajuda na produção da minha primeira cerveja.

Felipe Dutra escreveu: Fala aí pessoal, a algum tempo decidi que queria fazer cerveja artesanal, então comprei os equipamentos de medição, panelas e fermentadores. Ainda não comprei nenhum insumo.

Queria muito fazer uma witbier mas li em vários locais inclusive aqui no fórum que é um estilo um pouco complexo portanto não ideal para o iniciante.
Optei então em fazer uma Pale Ale, mas surgiram diversas dúvidas quanto a produção.

Como calculo a quantidade de malte que devo usar?
Como calculo a quantidade de água pra brassagem? E pra lavagem? Quanto de lúpulo eu devo usar?

Eu tracei uma receita de mais ou menos como imagino minha cerveja, defini um OG, FG e uma cor que eu desejo. Mas como calculo a quantidade de insumos que devo utilizar em função de atingir o que tracei na receita?

Felipe, sugiro você usar um programa para lhe auxiliar, eu uso o Beersmith. Nele vc insere seu equipamento e sua litragem, na receita, vc vai colocando os insumos e o programa vai te dizendo se está dentro dos parâmetros do estilo que está fazendo, ou não.
Mas uma conta simples é vc usar 2,5 vezes em litros de água em relação à quantidade de maltes em Quilos, usando 1,5 vezes a mais da água utilizada na brassagem para fazer a lavagem. A quantidade de lúpulo sem um programa é mais difícil de calcular, mas vc deve achar alguma tabela procurando na net.
Abraços.

Desde já agragradeço.

8 anos 5 meses atrás #63275

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luciano Gobeti no tópico Ajuda na produção da minha primeira cerveja.

Ola, Felipe;

mt embora a tua breja ja deva até estar pronta rsrsrsrrsrs, mas vou tentar te ajudar;

Proporção de malte: pelo q li deve-se sempre manter algo entre 2 e 3 litros de água para cada kg de malte usado. Para a lavagem 2 vezes e meia o q vc utilizou na qntidade primaria, ou seja, o total de litros da primaria X 2,5. Lembre-se de calcular as perdas por absorção, evaporação e trub dos seus equipamentos. Espero ter ajudado e espero excelentes brejas. Cheers!!
8 anos 5 meses atrás #63342

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Paulo Almeida no tópico Ajuda na produção da minha primeira cerveja.

Vale a pena investir em uma licença do aplicativo BeerSmith (paguei 50 pilas, mas faz um ano).
8 anos 3 meses atrás #63947

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se