Cadastre-se

Adição de frutas vermelhas

Criado por Paulo Cordeiro no tópico Adição de frutas vermelhas

Bom dia
Vou produzir uma cerveja com amoras. Minhas Dúvidas.
1 - Qual o melhor momento para adicionar as frutas? Na fervura ( qtos minutos ) ou na fermentação.
2 - Se adicionar na fermentação, que produto devo usar para não contaminar.
3 - Se não usar hop bag, as frutas vão desmanchar e entupir a torneira?
Grato por me ajudarem.
8 anos 3 meses atrás #63902

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Adição de frutas vermelhas

Fala Paulo,

Nunca fiz cerveja com frutas, mas sei que não tem uma só forma de fazer esse procedimento.

Dá uma lida nesse material aqui. Bem completo.
www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/cerveja-com-frutas/

Acho que como regra geral, pode-se dizer o seguinte:

- Adicionar na fervura vai fazer todo o açúcar residual da fruta ser consumido na fermentação. Isso terá impacto no teor alcoolico da sua cerveja. Além disso, ferver uma fruta pode modificar caracteristicas da mesma
- Adicionar na fermentação também vai fazer o açucar residual ser consumido. Porém aqui, o sabor da fruta deve ficar mais presente. Tem que pasteurizar a fruta ou então pode contaminar a cerveja.
- Adicionar na maturação. É o que mais vai levar sabor pra cerveja. Pasteurizar é bom tb, mas o risco de contaminação é um pouco menor. O problema aqui é que pode ir açucar residual da fruta para as garrafas. Ai seu Primming será meio loteria.

Enfim,
todas as etapas tem suas vantagens e desvantagens. Acho que cada fruta e proposta vai pedir um comportamento diferente.
(Se alguém que já fez cerveja com frutas, viu alguma bobagem que eu falei, favor me corrigir :) )
Abraços
Last edit: 8 anos 3 meses atrás by André Rodrigues.
8 anos 3 meses atrás #63908

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Paulo Almeida no tópico Adição de frutas vermelhas

Fiz uma cerveja (20 litros) com mirtilo da seguinte forma: depois de fermentar e maturar por duas semanas a 2ºC, fiz uma calda com 200g de mirtilos desidratados usando a metade do açúcar que ia usar no priming. Ao mesmo tempo, fervi a outra metade do açúcar com 300 ml de água e misturei ambos ainda quentes. Resfriei a mistura com a cerveja e adicionei no fermentador. Engarrafei normalmente e ficou com um sabor bem pronunciado da fruta.
8 anos 3 meses atrás #63946

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel Volkweis no tópico Adição de frutas vermelhas

Paulo!
Aconselho a usar as frutas quando for fazer o primming! Pra não acontecer a 'loteria' meça a quantidade de açúcares presentes na fruta com o auxilio de um refratômetro (x gramas de sólidos solúveis/100g de líquido estiverem presentes conforme Brix) assim você pode medir exatamente quanto a mais de açúcar colocar junto.
Espero ter ajudado!

att
Gabriel
6 anos 1 mês atrás #66746

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se