Cadastre-se

Mostura

Criado por Douglas Vieira Vargas no tópico Mostura

Galera, estou com uma duvida no processo de mostura,
eu fiz a ceva, só que na receita dizia para mim colocar o malte na agua a 75°C, só que eu coloquei na agua a temperatura ambiente e aqueci lentamente.
o que vai mudar na cerveja??
8 anos 1 mês atrás #64400

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Mostura

Douglas, o objetivo da mostura (ou processo enzimático) é deixar os grãos na temperatura de trabalho das enzimas, fazendo com que elas transformem o amido em açúcar. A temperatura de trabalho das enzimas fica entre 55°C e 73°C. Acima disso elas começam a morrer e teu processo perde eficiência, ficando com uma quantidade razoável de amido no mosto.

No seu caso, a receita dizia para aquecer a água a 75°C e após colocar os grãos. O que iria acontecer é a diminuição da temperatura para algo próximo aos 68°C, pois os grãos estariam mais frios. Perfeito.

Se você colocou os grãos na água a temperatura ambiente e aqueceu até os 75°C provavelmente boa parte das enzimas foram destruídas e você teve dificuldade de transformar o amido em açúcar. Uma parte do amido foi transformado, com certeza, mas talvez seja pouco e no final você acabe tendo uma cerveja com pouco teor alcoólico (terá pouco açúcar para fermentar).

Caso não tenha ficado claro, avise.

Abraço!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Douglas Vieira Vargas
8 anos 1 mês atrás #64405

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Douglas Vieira Vargas no tópico Mostura

entao se eu não passei da temperatura da receita e deu certo o teste do iodo não terá problema? (mesmo que tenha ficado mais tempo que o necessario na infusão)
8 anos 1 mês atrás #64407

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Pedro Fraga no tópico Mostura

Se aqueceu lentamente até uma temperatura adequada (não é o caso de 75 rs) e o teste do iodo deu certo, não muda nada (ou muito pouco, vou até dar uma pesquisada) fazer a infusão em temperatura mais alta (que baixa com a entrada do malte) ou subir até a temperatura da receita.

Tirando que o fato de que é bem mais rápido elevar a temperatura da água de ambiente a 75 do que da mistura de ambiente até 65 ...
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Douglas Vieira Vargas
8 anos 1 mês atrás #64412

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se