Cadastre-se

Problemas na produção

Respondido por André Rodrigues no tópico Problemas na produção

Fala André. Bonito seu nome hein. B)

Na verdade, a brassagem sem lavagem diminui a eficiência, mas aumenta a sensação de malte na cerveja.
Dá uma lida nesses dois artigos aqui do Ricardo Rosa pra vc entender esse processo.

cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem...ia-versus-qualidade/
cervejarte.org/blog/2012/01/30/fornicale-bitter-sem-lavagem/

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes, Douglas Vieira Vargas
8 anos 1 mês atrás #64487

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Andre Nunes no tópico Problemas na produção

E como é bonito esse nome heheheh. Valeu pela ajuda vou ler e essa semana vou fazer outra brassagem e posto o resultado
8 anos 4 semanas atrás #64488

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas na produção

Eu tinha problemas com rendimento nas primeiras brassagens e melhorei após prestar bastante atenção em alguns fatores.

- Sempre realizo uma moagem bem fina, pelo fato meu filtro (bazooka) ser bem eficiente e raramente entupir.
- Proporção do volume de água/peso dos grãos. Cheguei a conclusão que com 2,4L/Kg o meu rendimento é maximizado;
- Lavagem dos grãos: importante deixar a água de lavagem por pelo menos uns 20min eu contato com a cama de grãos antes de retirá-la e adicionar mais água. Além disso eu praticamente só termino a lavagem quando a densidade do líquido que está saindo alcançar o valor menor que 1,015g/mL.

A algumas brassagens atrás eu obtive o meu melhor rendimento: 94%. Mas a minha média fica em 85~87%.

Acredito que vale a pena tomar cuidado em algumas etapas para obter um rendimento alto. Caso o mesmo seja baixo você terá bastante dificuldade em brassar cervejas com teor alcoólico elevado, como Imperial Stouts, Double IPA etc. Sem falar que após virar rotina você acaba gerando uma grande economia.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes, Douglas Vieira Vargas
Last edit: 8 anos 3 semanas atrás by Gustavo Silva.
8 anos 4 semanas atrás #64490

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Diego Maciel no tópico Problemas na produção

Gustavo Silva escreveu: - Lavagem dos grãos: importante deixar a água de lavagem por pelo menos uns 20min eu contato com a cama de grãos antes de retirá-la e adicionar mais água. Além disso eu praticamente só termino a lavagem quando a densidade do líquido que está saindo alcançar o valor menor que 1,015g/mL.


Após adicionar mais água você espera mais 20 minutos ? Ou somente na primeira adição de água ?
8 anos 4 semanas atrás #64499

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas na produção

Em cada uma das adições de água (normalmente faço 3) eu espero esse tempo. :)
8 anos 3 semanas atrás #64500

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Andre Nunes no tópico Problemas na produção

Obrigado Gustavo! Esta semana vou fazer mais uma brassagem de mais vinte litros com a mesma receita e vou corrigir os erros que cometi. Vou postando aqui os resultados ! Agora pouco dei uma olhada na fermentação da primeira brassagem como não tenho um termostato para controlar a temperatura da fermentação estou fazendo em temperatura ambiente vi aqui no forum umas dicas suas Gustavo sobre esse tema, nos dois primeiros dias estava bem intenso, no terceiro dia baixou a atividade, e hj quarto dia continua baixa o liquido está ficando menos turvo e me deu a impressão de que o krause (acho que é assim que se escreve) esta decantando! Acho que ate agora esta correndo tudo certo na fermentação !
8 anos 3 semanas atrás #64503

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se