Cadastre-se

Problemas na produção

Criado por Andre Nunes no tópico Problemas na produção

Boa noite a todos ! Sou novo neste maravilhoso mundo das Cervejas Artesanais, ontem fiz minha primeira leva de vinte litros usando a seguinte receita ( 1060 / 1015)
4,5 pale ale
0,5 munich
16 centenial
15 perle
16 styrian golding
whinfloc
us 05

15 litros de agua na mosturação
14 para lavagem

Porem usei o metodo BIAB pois so tenho uma panela por enquanto! e procedi como na receita usei os 15 litros e depois suspendi o bag e fiz a lavagem
O que houve foi que não consegui atingir os 20 litros para fermentação. Consegui chegar em 17.5 litros que estao fermentando agora, outro problema foi que ficou muito residuo suspenso. A decantação nao funcionou direito, deixei em torno de uma hora resfriando fiz o whirlpool assimque coloquei pra resfriar e a OG ficou em 1,051 . Se alguem puder me ajudar fico muito agradescido
8 anos 1 mês atrás #64479

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas na produção

Então, pelos meus cálculos o teu rendimento foi em torno de 60%, o que eu considero bem baixo. Provavelmente foi só isso que aconteceu.

E sobre a decantação. Eu deixo 2h30min eu média para conseguir um resultado satisfatório. Talvez você precise deixar mais algum tempo decantando.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes
8 anos 1 mês atrás #64485

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Andre Nunes no tópico Problemas na produção

Boa noite muito obrigado pelo esclarecimento com certeza na proxima brassagem vou melhorar! Outra pergunta. como posso aumentar o rendimento? Andei olhando aqui no forum e vi que pode ser a moagem e tambem a lavagem, se por acaso eu colocar toda agua de uma vez na panela e fazer a brassagem com os 28 litros e depois subir o bag, poderia aumentar a eficiencia?
Last edit: 8 anos 1 mês atrás by Andre Nunes.
8 anos 1 mês atrás #64486

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Problemas na produção

Fala André. Bonito seu nome hein. B)

Na verdade, a brassagem sem lavagem diminui a eficiência, mas aumenta a sensação de malte na cerveja.
Dá uma lida nesses dois artigos aqui do Ricardo Rosa pra vc entender esse processo.

cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem...ia-versus-qualidade/
cervejarte.org/blog/2012/01/30/fornicale-bitter-sem-lavagem/

Abraços.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes, Douglas Vieira Vargas
8 anos 1 mês atrás #64487

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Andre Nunes no tópico Problemas na produção

E como é bonito esse nome heheheh. Valeu pela ajuda vou ler e essa semana vou fazer outra brassagem e posto o resultado
8 anos 1 mês atrás #64488

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Problemas na produção

Eu tinha problemas com rendimento nas primeiras brassagens e melhorei após prestar bastante atenção em alguns fatores.

- Sempre realizo uma moagem bem fina, pelo fato meu filtro (bazooka) ser bem eficiente e raramente entupir.
- Proporção do volume de água/peso dos grãos. Cheguei a conclusão que com 2,4L/Kg o meu rendimento é maximizado;
- Lavagem dos grãos: importante deixar a água de lavagem por pelo menos uns 20min eu contato com a cama de grãos antes de retirá-la e adicionar mais água. Além disso eu praticamente só termino a lavagem quando a densidade do líquido que está saindo alcançar o valor menor que 1,015g/mL.

A algumas brassagens atrás eu obtive o meu melhor rendimento: 94%. Mas a minha média fica em 85~87%.

Acredito que vale a pena tomar cuidado em algumas etapas para obter um rendimento alto. Caso o mesmo seja baixo você terá bastante dificuldade em brassar cervejas com teor alcoólico elevado, como Imperial Stouts, Double IPA etc. Sem falar que após virar rotina você acaba gerando uma grande economia.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Andre Nunes, Douglas Vieira Vargas
Last edit: 8 anos 4 semanas atrás by Gustavo Silva.
8 anos 1 mês atrás #64490

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se