Cadastre-se

Dúvida sobre serpentina na fabricação de cerveja

Criado por Marcel Carneiro no tópico Dúvida sobre serpentina na fabricação de cerveja

Olá, sou membro de uma Empresa Jr. de engenharia que realiza projetos e recebi uma solicitação de um cliente para um projeto, tenho uma dúvida referente ao papel da serpentina na fabricação e em relação ao processo de brassagem. Eis aqui um trecho da solicitação dele:

1º_Controlador com aquecimento para o processo de brassagem de cervejas artesanais (estava pensando em uma serpentina de inox, com uma resistência interna, um potenciômetro e 1 ou 2 controladores de temperatura. Quero que a serpentina mantenha um delta de temperatura de no máximo 20ºC em relação ao mosto de cerveja, isso evita a caramelização dos açucares). A resistencia (serpentina mais resistencia) devem ter baixa capacitância térmica para evitar o sobreaquecimento e facilitar as respostas de controle, do contrário, teriamos que programar o controlador para desligar antes do delta atingir os 20ºC para que com a capacitância ele chegue a esse temperatura e volte a cair).
2º_Tornar esse controlador programavel com uma interface amigavel, tipo, selecione os degraus de temperatura que eu quero manter, e por quanto tempo e ele faz tudo sozinho, com sinal sonoro após a conclusão.

Ao pesquisar sobre a frabricação de cerveja, li que a serpentina não é utilizada no processo de brassagem, e sim no resfriamento. Também não achei nada referente à serpentina ter uma resistência interna passando por ela. O pedido dele faz sentido? Alguém poderia me esclarecer isso?

Grato!
3 anos 3 dias atrás #66140

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.