Cadastre-se

Porter 5L alguém tem receita?

Respondido por Hikaro no tópico Porter 5L alguém tem receita?

Como seria o processo de brassagem e fervura para a adição dos lúpulos que você poderia sugerir?
Comprei os seguintes items para a primeira brassagem:

Fermentis Safale S-04
Castle Munich 25
Malte Pilsen Maltear
Château Chocolat
Castle Château Biscuit
Castle château Arome
Lúpulo East Kent Goldings T90
Lúpulo Galena T90

Vou utilizar nas quantidade sugeridas.
9 anos 1 semana atrás #60758

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Porter 5L alguém tem receita?

Cara o processo de brassagem vai depender um pouco do seu equipamento, acredito que como vai ser 5L seja biab certo? se couber na sua panela a toda a água eu faria sem lavagem, acredito que 7,5-8L de agua total baste, ai precisaria ir corrigindo acompanhando a densidade. Se for fazer a lavagem usaria 4.5L de agua na mostura e mais uns 3.5 L na lavagem.

Quanto aos lupulos eu faria
Galena 3g no inicio da fervura
East Kent 2 g no inicio da fervura
East Kent 4g faltando 15 pro fim da fervura

acho legal para você ir testanto as receitas, usar o beersmith, ou entrar no brewersfriend, da pra ir tendo uma ideia de como vai ficar!

Boa sorte na brassagem! e conte como ficou!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Hikaro
9 anos 1 semana atrás #60760

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Hikaro no tópico Porter 5L alguém tem receita?

Bruno, Seria BIAB em um caldeirão de 12,7L, acha que daria certo fazer 10L de cara para aproveitar o fermento? ou melhor fazer 2x de 5L? qual a densidade seria legal para esta receita?
9 anos 1 semana atrás #60761

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Porter 5L alguém tem receita?

Fazer 10L numa panlea de 12,7L talvez seja dificil, fazendo com lavagem deve dar, mas a fervura vai ficar com a panela bem cheia tem que tomar cuidado pra não transbordar...
é sua primeira brassagem nesse equipamento, certo? Faria de 5 pra ficar mais seguro do processo e correr menos ricos, depois acho que da pra tentar de 10.

Eu faria a mostura a 67graus por 60min, deve dar uma OG de 1.055 e FG 1.014 acredito
9 anos 1 semana atrás #60762

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Hikaro no tópico Porter 5L alguém tem receita?

Valeu Bruno, esta sendo de grande ajuda, vou seguir suas dicas, preciso apenas tirar mais uma dúvida, sobre o primming, vejo o pessoal comentando de 2 formas, direto no liquido, e direto na garrafa, qual seria o mais indicado e como fazer esta parte corretamente para que não exploda a garrafa? e após a maturação na geladeira, após o envase, pode ficar fora da geladeira sem problemas? para gelar quando for consumir?
9 anos 1 semana atrás #60763

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Excluido Excluido no tópico Porter 5L alguém tem receita?

Eu sempre faço da assim:
Fermentação acabada quando chegar na FG pretendida, ou proxima a isso, pra saber só medindo a FG e aguardando estabilizar por uns 2 dias, ai faço a maturação, no proprio fermentador.
Ai transfiro para um outro balde (se não tiver outro balde pode ser para a panela de fervura mesmo) tudo bem sanitizado, e com uma mangueira, coloco o açucar invertido para priming nesse balde, e misturo um pouco sem fazer movimentos muito bruscos para não oxigenar muito a cerveja.
A unica vez que fiz individualmente por garrafas foi com as balas de carbonataçnao do lamas, mas deu muito mais trabalho.

apos o envase deixo em temperatura ambiente, em duas semanas já devem estar bem carbonatadas... pode deixar em temperatura ambiente mesmo, na geladeira elas vão ficar mais frescas por mais tempo, mas em levas de 5 litros elas não vão durar tanto assim pra fazer alguma diferença hehe
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Hikaro
9 anos 1 semana atrás #60765

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se