Cadastre-se

Frutos na cerveja, como e quando colocar?

Criado por Edson Junior no tópico Frutos na cerveja, como e quando colocar?

E aí pessoal!!

Gostaria de saber se alguém já fez alguma brassagem com ameixa, tâmaras e cravo. Daqui a duas semanas irei fazer uma brassagem de 20 l de uma Belgian Specialty Ale e gostaria introduzir esses frutos, como vocês faria?
8 anos 8 meses atrás #62404

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Alexandre Oliveira no tópico Frutos na cerveja, como e quando colocar?

Bom dia meu caro,
Eu estou preparando uma receita com adições de semente de ervas e a minha pretensão é adicionar no momento da fervura, junto à adição dos lúpulos, pois é neste momento que a cerveja extrai mais sabores por se tratar de um processo de cozimento dos ingrediente.
Ainda não testei, mas farei desta forma.
8 anos 8 meses atrás #62406

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Frutos na cerveja, como e quando colocar?

Edson,
Até onde sei, não é uma boa ideia colocar Frutas na fervura. Elas podem liberar um composto, que não lembro o nome, que gera um sabor desagradável na cerveja. Mas pode colocar no fim da fervura (logo que ela acaba, antes de resfriar o mosto).
Nesse caso, os açucares que a fruta eventualmente contenha serão fermentados né. Mas o calor vai acabar levando um pouco da sensação da fruta embora. Se você quer uma receita com muita presença de uma determinada fruta, pode não ser uma boa ideia.

Uma saída que destaca bastante a fruta é colocar na maturação. Nesse caso, provavelmente o aroma e o sabor da fruta terão destaque. Mas esse método tem dois problemas:
Precisa pasteurizar a fruta, ou corre-se o risco de contaminação.
E tem risco de levar muito açúcar da fruta para o primming e acabar gerando garrafas explosivas (mas isso é relativo, varia de fruta pra fruta).
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Edson Junior
Last edit: 8 anos 8 meses atrás by André Rodrigues.
8 anos 8 meses atrás #62417

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Edson Junior no tópico Frutos na cerveja, como e quando colocar?

Eu penso em usar Ameixa e cravo, não gostaria de obter muito sabor de ambas, apenas aquele leve sabor ao degustar. Estou pensando em usar 5 a 10 Gr de Ameixa e menos de 5 de cravo.
Estou pensando em colocar na fermentação acredito que seja mais seguro,mesmo com o risco da hiper carbonatação que acredito não ser muito aplicado nesta situação, visando que, usarei pouquíssimas quantidades
8 anos 8 meses atrás #62442

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por João Ricardo Descardeci no tópico Frutos na cerveja, como e quando colocar?

Edson, eu tenho um livro do Greg Hughes, como fazer cerveja em casa, ele sempre fala pra colocar frutas no 4o dia da fermentação, mas se eu não me engano Cravo é diferente de frutas, seria como canela ou semente de coentro se não me engano.
8 anos 7 meses atrás #62674

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se