Cadastre-se

PRIMEIRA FABRICAÇÃO. RECEITA COM MALTE PALE ALE.

Respondido por Fernando Borelli no tópico PRIMEIRA FABRICAÇÃO. RECEITA COM MALTE PALE ALE.

Ola

Hoje fiz minha primeira receita ALE AMARICANA segue resumo e tb sou iniciante sera que estou no caminho certo.

optei para extrato de malte pale ale

OG 1.045 1.060
FG 1.010 A 1.015

3 KG DE EXTRATO DE MALTE PALE ALE

IBU 30
TEMPO DE FERVURA 60

22 GRAMAS COLUMBUS AOS 15 MINUTOS INICIAIS DE FERVURA
19 GRAMAS DE CASCADES AOS 5 MINUTOS FINAIS DA FERVURA

FERMENTO S-4

7 DIAS DE FERMENTACAO 18 A 22 GRAUS

DEPOIS ENGARRAFAR 5 GRAMAS DE ACUCAR POR GARRAFA E DEIXE MATURAR POR 20 DIAS ENTRE 18 A 22 GRAUS.
APOS DEIXE NA GELADEIRA MAIS 3 DIAS E DEPOIS DEGUSTE...

ESTOU NO QUINTO DIA DE FERMENTACAO SERA QUE VAI DAR CERTO

ALGUEM PODERIA ME DIZER SE ESTOU NO CAMINHO CERTO.

OBRIGADO
6 anos 10 meses atrás #66009

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gabriel C. no tópico PRIMEIRA FABRICAÇÃO. RECEITA COM MALTE PALE ALE.

Fernando Borelli escreveu: 7 DIAS DE FERMENTACAO 18 A 22 GRAUS

DEPOIS ENGARRAFAR 5 GRAMAS DE ACUCAR POR GARRAFA E DEIXE MATURAR POR 20 DIAS ENTRE 18 A 22 GRAUS.
APOS DEIXE NA GELADEIRA MAIS 3 DIAS E DEPOIS DEGUSTE...

ESTOU NO QUINTO DIA DE FERMENTACAO SERA QUE VAI DAR CERTO


Olá Fernando, bem-vindo ao fórum e à fabricação caseira lol Citei parte da sua mensagem para dar umas dicas, ok?

1. Cuidado com esses tempos de fermentação, maturação e carbonatação de kits ou receitas prontas. A quantidade de dias para cada etapa quase sempre varia de uma brassagem para a outra.

2. Você escreveu a variação de OG e FG de uma american pale ale. Sabe dizer quais são a OG, FG e portanto ABV da receita que você fez? É com esses valores que você monitora a duração da fermentação.

3. Você precisa acompanhar a diminuição da OG ao longo da fermentação usando um densímetro (ou refratômetro). Só quando essa medição estabilizar em 3 leituras é que você confirma que o fermento transformou todos os açúcares fermentáveis da mostura em álcool.

4. Engarrafar sem a certeza de que não há açúcares em excesso é um perigo. O fermento continuará a fermentar dentro da garrafa e o gás carbônico acumulado pode fazer o vidro trincar ou explodir.

Tome cuidado com essas medidas e respeite o tempo que as leveduras precisam para terminar a fermentação, seja atento com a limpeza de tudo e você não terá problema! Saúde ;)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Silva
6 anos 10 meses atrás #66010

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Borelli no tópico PRIMEIRA FABRICAÇÃO. RECEITA COM MALTE PALE ALE.

bom dia gabriel

primeiramente muito obrigado pela atenção.,são poucos forum que da suporte para iniciantes como eu.
no quarto dia minha OG estava 1.037 e otem 6 dia estava a 1.025 nesse tipo de cerveja falam que tem que ter 1.010 a 1.015 isso mesmo.

para achar quantidade de amargo e aromatico usei a formula abaixo seria

litros x ibu(30) / tabela tempo de fervura(0.231) * aa%
1000


achei amargo (columbus 50gr/12.2 aa) = 22gr

tirei 10% amargo = 19 gr cascade

obrigado
6 anos 10 meses atrás #66011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Borelli no tópico PRIMEIRA FABRICAÇÃO. RECEITA COM MALTE PALE ALE.

bom dia gabriel

desculpe minha OG foi 1.045

obrigado
6 anos 10 meses atrás #66012

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico PRIMEIRA FABRICAÇÃO. RECEITA COM MALTE PALE ALE.

Bom dia, Fernando.

Bom, pelo que eu entendi você usou um extrato de malte sem lúpulo. Então todo o amargor da sua cerveja será proveniente dos dois lúpulos que você adicionou, certo? Então eu calcularia da maneira que está descrita no site do Goronah . Qualquer dúvida é só perguntar. Pelos meus cálculos deu (considerei que você fez 20L de cerveja):

Columbus: 24,75 IBU
Cascade: 3,14 IBU
Total: 27,89 (ou 28 IBU)

Já sobre a fermentação, além do que o Gabriel comentou, vale lembrar que o fim da fermentação só pode ser afirmado após a FG (densidade final) estabilizar. Eu faço medições de 12h em 12h. Assim que 3 medições ficarem iguais eu considero que acabou a fermentação.

A garrafa que você colocou 5g de açúcar é de 600mL? Se for isso a quantidade de açúcar vai ficar em torno de 8,3g/L, o que é um valor bem alto. Eu colocaria 4g por garrafa de 600mL. Já seria o suficiente.

Mas a princípio está tudo se encaminhando pra dar certo. :) E depois posta uma foto pra gente ver como ficou!

Ahh, desculpe pela demora em responder. As vezes eu acabo não entrando no fórum todos os dias. Mas qualquer dúvida pode me perguntar pelo facebook, na página da minha cervejaria, a Cidade Alta . Sempre respondo logo que eu vejo lá.

Abraço!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fernando Borelli
Last edit: 6 anos 10 meses atrás by Gustavo Silva.
6 anos 10 meses atrás #66018

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Fernando Borelli no tópico PRIMEIRA FABRICAÇÃO. RECEITA COM MALTE PALE ALE.

boa noite gustavo

quero agradecer a atenção.


Confirmando algumas informações,realmente é uma receita de 20 L ,estou usando extrato de malte pale ale não lupados.

Hoje medi a densidade e deu 1.020 ,hoje ja faz 9 dias que esta fermentando,minha OG foi de 1.045 , na questão do IBU não entendi pois deu
Columbus: 24,75 IBU
Cascade: 3,14 IBU
Total: 27,89 (ou 28 IBU)
coloquei no inicio da fervura 22gr columbus e ao 5 minutos do termino 19 gr cascade totalizando 60 minutos de fervura.
na minhas contas 30 IBU
como vc checgou 24,75 e 3,14
obrigado desde ja
6 anos 10 meses atrás #66020

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se