Cadastre-se

Primeira Cerveja de Trigo

Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Boa noite amigo .

Muito bom, só com outras experiências pra gente poder ter uma luz.

Agora q vc falou realmente é isso.

Eu estou comprando o malte moído do Lamas...e realmente vc vê que o sedimento que fica é muito fino mesmo...tipo um barro as vezes...tem os grãos é claro, mas forma essa pasta no fundo.

Sei meus jeitos e em toda troca de panela penerei com 2 panos, foi o jeito q encontrei ontem.

Mas beleza, agora sei onde está o problema...menos mal...Kkk

Sábado que vem vou fazer mais 20 litros...kkkk...num é q esse trem vivia mesmo..

Obrigado amigo.
8 anos 3 meses atrás #64027

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Bom dia amigos,

Bem, estive um tanto quanto longe do forum devido a tempo mesmo, rs, porém agora posso postar mais informações referente a nossa empreitada nesse mundo da cerveja artesanal.

Como havia dito, nossa interesse é tão somente nas cervas de trigo. Fiz até agora 4 brassagens, da terceira pra frente ja consegui contornar os problemas e fazer tudo certinho.

Temos seguido essa receita, porem para experimentar a diferença na segunda brassagem trocamos o trigo claro por trigo escuro, abaixo vou postar algumas fotos.

Malte Pilsen - 2,25kg
Malte Trigo - 2,5kg
Malte Carahell - 0,50kg
Malte Acidificado 0,25 kg
WB06 - 1 pacote
Galena 10 gramas
H. Perle 20 gramas

Posso dizer que estamos satisfeitos com os resultados, tem ficado muito bom. É claro que ainda tenho algumas dúvidas tipo: Pra determinado tipo de cerveja "Trigo" tenho que usar determinado tipo de Lúpulo ou posso alterar, respeitando a quantidade pra amargor e aroma?,

Nossa parafernalha, nossa segunda brassagem com trigo escuro e a terceira brassagem com a receita normal.


//// No mais é isso ai, a e fica impossível querer tomar uma Pilsen depois de tomar esses petróles....kkk..

Obrigado
Last edit: 8 anos 2 meses atrás by Lincoln Martins.
8 anos 2 meses atrás #64452

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Segunda Brassagem com Trigo escura
Last edit: 8 anos 2 meses atrás by Lincoln Martins.
8 anos 2 meses atrás #64453

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Então Lincoln, tu pode colocar qualquer lúpulo em qualquer quantidade e chamar de cerveja de trigo (não pra um concurso :) ).

Já fiz uma imperial weiss, que tinha a receita padrão de uma weizen, porém com 9% de álcool. Já usei lúpulo cítrico e fiz uma weiss com aroma e sabor de maracujá e abacaxi. E todas elas ficaram excelentes.

Mas se você quiser ser fiel ao estilo (alguns preferem assim), você poderia utilizar um lúpulo alemão (algum Hallertau) apenas para amargor, deixando o amargor entre 10 e 20 IBU.

Outra dica totalmente estética que eu daria é filtrar mais a cerveja. Pessoalmente não gosto de weiss muito turva. :)

Abraço!
Last edit: 8 anos 1 mês atrás by Gustavo Silva.
8 anos 2 meses atrás #64454

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lincoln Martins no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Boa noite Gustavo,

Valeu pela dica.

Então, sobre a cor, nas 4 brassagens que fiz comprei os maltes "já moídos" no Lamas, achei que a moagem veio fina de mais pois estava entupindo a bazuca, ai fiz um fundo falso e também tava entupindo...

Mas agora nas próximas compramos um moedor e vamos moer em casa mesmo, assim acho que vai melhorar um bocado a questão da filtragem.

O que posso dizer que o sabor esta bom demais, tanto a clara quanto a escura, na proximas vamos fazer uma meio a meio pra ver se fica bom.

valeu.
8 anos 1 mês atrás #64472

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Primeira Cerveja de Trigo

Amber weiss é algo que tô planejando a meses. Se for fazer alguma coisa semelhante a isso coloca o resultado aqui (weiss com maltes caramelados, deixando a cor próximo de uma red ale).

É sempre bom compartilhar as experiências. :)
8 anos 1 mês atrás #64478

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se