Cadastre-se

Ajuda em receita de APA !!!!

Criado por Deiverson Silva no tópico Ajuda em receita de APA !!!!

Fala aí pessoal !!! Galera antes de tudo quero dizer q sou um lupulomaníaco! Prefiro as bem lupuladas! Minha última leva de APA fiz algo que não deu certo, pois ficou muito amarga, mas não um amargor bom (eu gosto da Punk IpA da brew dog, Colorado Indica, 1000IBU invicta, Noi Amara e etc...) E essa ficou com aquele amargor ruim retro gosto puts um fel ! Já tem mais de um mês que engarrafei e estou esperando pra vê se melhora. acho que ficou muito seca e com baixo corpo, (brassei 20' 64º e 70' 66º) e usei açúcar mascavo! para ficar seca e aumentar abv tbm (acho que foi o erro principal) acabou ficando seca demais!!!! e ainda usei uma lama de US-05 aki sem starter (KKKKK) que M. Levou 15 horas para as primeiras reações no air- lock! E só depois q sacudi ele! Aroma de lúpulo nenhum! RS... Só M!!! Por isso acho q errei na doze dos lúpulos tbm...
Bom agora to pensando em outra receita de APA, mas que fique puxando cartacteristicas do lúpulo como é de se esperar desse estilo, mas quero com amargor bom, na verdade mais o sabor e aroma do lúpulo mesmo!!! Mas Amarga é claro, sem retrogosto persistente.
Segue receita abaixo gostaria de pitacos por favor! Abraço!

Eficiência calculada: 70%
Receita para 21 L

3 KG Pilsen Alemão
1KG PAle Ale
500g Chatheau CaraRuby
300g Chatheau Melano
OG esperada 1050
FG esperada 1011
EBC 16,2
ABV esperada 5,0%
Infusão 80 minutos a 66º
Mash-out 10' 76º
Lúpulos:
10g 60' Columbus 15,6% A.A 18,0 IBU
10g 20' Columbus 15,6% A.A 10,9 IBU
10g 15' Centennial 11,10% A.A 6,4 IBU
10g 10' Cascade 5,6% A.A 2,3 IBU
20g 5' Cascade 5,6% A.A 2,6 IBU
30g 0' Cascade 5,6% A.A 0,00 IBU
Total IBU 40,2
Com essa lupulagem penso em priorizar o sabor e o aroma.
Levedura M44
Fermentação primária 7 dias 17º...(18º talvez) (Se já estiver com atenuação total nesse momento é claro).
Fermentação Secundária 7 dias iniciando em 17º...(18º talvez) e baixando 1º por dia até chegar em 24º...25º
Volto para 17º...(18º talvez) para dry hopping com 3g/L Columbus e cascade por 5 dias.
Maturação 15 dias a 5º
gelatina nos últimos 5 dias.
Envase
O que acham???
Last edit: 4 anos 1 mês atrás by Deiverson Silva.
4 anos 1 mês atrás #64144

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Rodrigues no tópico Ajuda em receita de APA !!!!

Deiverson,

Acho que você poderia tentar o Extreme Late Hopping, que é adicionar lúpulo somente nos 30-20 minutos finais. Gasta mais lúpulo, mas o ganho é bom.

Dá uma olhada nessa matéria, que explica direito.
www.cervejahenrikboden.com.br/lupulagem-avancada-ii/

Abraços
4 anos 1 mês atrás #64163

Respondido por Deiverson Silva no tópico Ajuda em receita de APA !!!!

André Rodrigues escreveu: Deiverson,

Acho que você poderia tentar o Extreme Late Hopping, que é adicionar lúpulo somente nos 30-20 minutos finais. Gasta mais lúpulo, mas o ganho é bom.

Dá uma olhada nessa matéria, que explica direito.
www.cervejahenrikboden.com.br/lupulagem-avancada-ii/

Abraços

Opa ! Já li esse artigo! Realmente parece ser bom, porém estava meio inseguro quanto a faze-lo; mas com algumas opiniões como a sua fico mais tranquilo em tentar! Valeu pela diga! Grande abraço!
4 anos 1 mês atrás #64168