Cadastre-se

Melhor jeito de limpar os equipamentos e garrafas?

Respondido por Vinicius Baumhardt no tópico Melhor jeito de limpar os equipamentos e garrafas?

Oi pessoal.
Li recentemente o livro How to Brew, de John J Palmer, e o sanitizante que ele recomenta é o Star San: um sanitizante vendido nos EUA e que precisa só de 2 minutos de contato e, o melhor, não precisa de enxague!

Ah, além disso a solução (produto dissolvido em água) pode ser guardada e usada mais de uma vez. Sem contar que pode ser colocada num borrifador também, e ser aplicada sobre uma superfície a ser sanitizada para uso rápido.

Enfim, achei ele mega prático e não é tão absurdo de caro.
Acabei de comprar 1L no Ebay ( www.ebay.com/itm/260698838134?ssPageName...id=p3984.m1439.l2649 ). O produto + frete vai sair em torno de R$110, e deve durar bastante!

Enfim, pra quem quiser testar (como estou fazendo) acho que vale a pena.
Abraços
Last edit: 10 anos 11 meses atrás by Vinicius Baumhardt.
11 anos 3 dias atrás #45959

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lídio Rocha no tópico Melhor jeito de limpar os equipamentos e garrafas?

Boa tarde,

Eu li alguns relatos e vi alguns vídeos de produção caseira de cerveja e gostaria de dar a minha contribuição quanto a sanitização. Eu sou Farmacêutico e trabalhei por 3 anos como chefe de laboratório de microbiologia de medicamentos e matérias-primas.
A principal fonte de contaminação numa produção são as mãos. Então, não adianta discutir os produtos para sanitizar os equipamentos se as mãos não estiverem de acordo com as normas se boas práticas.
Para as mesmas, utilizamos o álcool 70 e segundo a Resolução RDC 42/2010, o uso de preparação alcoólica não é indicado quando as mãos apresentarem sujidade visível. Nesse caso, é preciso fazer a higienização previamente com água e sabonete.
Já vi cervejeiros caseiros relatarem a preparação do álcool 70 com álcool 96 e diluir com água, fazendo uma regra de três. Infelizmente, não é bem assim. Veja abaixo e, recomendo utilizar água previamente fervida.

Cf Vf = CiVi

Onde, C i = Concentração inicial ( concentração do álcool na solução inicial);
Vi = Volume inicial (volume do álcool na solução inicial);
Cf = Concentração final (Concentração desejada);
Vf= Volume final (Volume desejado).

Então, se o álcool tiver concentração inicial igual a 96%, o cálculo para diluição deverá ser feito da seguinte forma:

Concentração desejada = 70%
Volume desejado = 1litros (1000 ml)
Concentração de álcool na solução inicial = 96%

70% X 1000 ml/ 96% = x x=aprox. 730mL


Dessa maneira, medir 270mL de água destilada em uma proveta e verter em um béquer. Em seguida, medir 730 mL de álcool na proveta, e adicionar a água contida no béquer.

• É importante sempre adicionar o álcool á água para que não haja mudança no volume e na concentração final desejada.
Devo dizer que a validade é de mais ou menos 48 horas, se colocar em um borrifador, pois o álcool evapora rápido e a concentração muda.
A concentração do álcool 70 é importantíssima, pois é aí que ocorre a desnaturação das proteínas das bactérias, não ocorrendo em concentrações abaixo ou acima.
Outro fato importante é deixar o álcool secar totalmente após borrifar, pois o mesmo age neste período de tempo. É errado achar que a mão ou a superfície ainda molhada com álcool 70 já está sanitizada.
Outra dica: quando quiser secar rápido uma garrafa, equipamento ou superfície, coloque um pouco de álcool 70 que a água se mistura com o álcool e o seu tempo de evaporação diminui.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Renato Dell, Giovani Lopes
Last edit: 10 anos 1 mês atrás by Lídio Rocha.
10 anos 1 mês atrás #53034

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Gustavo Silva no tópico Melhor jeito de limpar os equipamentos e garrafas?

Lídio, já trabalhei por um bom tempo em laboratórios de microbiologia assim como você e gostaria de contribuir com alguns pontos.

- Os álcoois comerciais não tem 96% v/v. Isso é o que diz na embalagem. Geralmente é em torno de 92 ou 93%;
- O álcool com concentração levemente menor que 70% ainda é esterilizante, e maior que isso também. Faça o teste quando tiver oportunidade, a eficiência com uma concentração maior é a mesma na prática.
Last edit: 10 anos 1 mês atrás by Gustavo Silva.
10 anos 1 mês atrás #53044

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Lídio Rocha no tópico Melhor jeito de limpar os equipamentos e garrafas?

Gustavo, bom dia!
Você está certo sim, a concentração é esta mesma, mas como consta na embalagem 96 %, temos que tomá-la como base.
Pela literatura, a concentração do álcool 70 deve estar em +ou - 2, entre 68 e 72% para se ter uma atividade antisséptica ideal.
A fabricação do álcool 70 não é tão simples como coloquei, pois a concentração é obtida com P/V e não somente v/v e a temperatura também influencia. Mas em casa, fica mais difícil essa produção.
Quem tiver o alcoômetro, pode medir após produzir e ajustar.
Um abraço !
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Renato Dell
Last edit: 10 anos 1 mês atrás by Lídio Rocha.
10 anos 1 mês atrás #53048

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Renan RR no tópico Melhor jeito de limpar os equipamentos e garrafas?

Pessoal, desculpe-me em desenterrar o tópico, mas como devemos cooperar também, encontrei um link bem legal a partir de um que o #Bruno Pontalti me passou, ele fala umas coisas bem legal do processo de higiene.
Segue:
henrikboden.blogspot.com.br/2013/09/limp...e-esterilizacao.html
9 anos 11 meses atrás #54574

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por André Cerigatto no tópico Melhor jeito de limpar os equipamentos e garrafas?

E ae galera!!
Acabei de jogar fora 30 litros de uma produção de pilsen, pelo motivo mais obvio: contaminação. Li o tópico inteiro porém ainda tenho algumas duvidas

Estou usando Iodo pra sanitizar os equipamentos, como fermentadores..porém, qual o jeito certo de utilizar ? Eu geralmente encho ele até a boca de água e coloco umas gotas de iodo, o procedimento está correto ?

E na hora de engarrafar eu geralmetne limpo as garrafas antes e depois jogo agua quente, porém queria mudar pra apenas colocar iodo e agua, o que vocês me aconselham, obrigado !! abraço
9 anos 10 meses atrás #54829

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se