Cadastre-se

Contaminação em válvula esfera

Criado por Philip Zanello no tópico Contaminação em válvula esfera

Acabei de instalar duas válvulas de esfera no meu fermentador de plástico. Só que como a esfera tem um furo que deixa passar o líquido, eu estou com medo de acumular líquido (cerveja) dentro dessa esfera e esse líquido ter contato com o ar de fora e contaminar.

Depois, quando eu for abrir a válvula de novo, essa cerveja contaminada da esfera pode contaminar a leva dentro do fermentador.

Minha lógica confere ou não? O que pode ser feito pra prevenir que isso aconteça?
"Quando em dúvida, adicione mais lúpulo" - John Maier
14 anos 7 meses atrás #947

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por David Figueira no tópico Re: Contaminação em válvula esfera

Phil, a valvula ta fixa ou de rosca?
Se for rosca um bom molho com paracetico ou iodorphor resolveria. Se for fixa, eu encheria o fermentador com sanitizante e deixaria a valvula um pouquinho aberta (quase laminar) para tentar contornar isso!

Nao sei, so pensando alto heheh

David
www.lamasbier.com.br
14 anos 7 meses atrás #958

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Francisco Paulo Rouxinol no tópico Re: Contaminação em válvula esfera

Eh ai Phil, blz?
As válvulas esferas podem ser desmontadas e limpas. É só desrosquear e remover os anéis de vedação e o parafuso de movimento da esfera.
Já fiz isso algumas vezes e não eh difícil.
Mas acho q a maior parte das vezes você pode apenas limpar bem com uma esponja e deixar no sanitizante.
abs
CPaulo
www.lamasbier.com.br
14 anos 7 meses atrás #961

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Luiz Fernando Pizzani no tópico Re:Contaminação em válvula esfera

valvula esfera que você refere é tipo essas?


se for, fique tranquilo. Eu tenho nos meus fermentadores torneiras de plástico tipo essas , que são muito mais "melequentas", e nunca tive qualquer problema com contaminação.

se estiver na dúvida, faça como no chimarrão: tire a primeira "puxada" e jogue fora. 100 mls não vão fazer muita falta.
Last edit: 14 anos 7 meses atrás by Luiz Fernando Pizzani.
14 anos 7 meses atrás #964
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Respondido por Philip Zanello no tópico Re:Contaminação em válvula esfera

é um pouquinho maior que essa.

Elas são de rosca sim. Podem ser tiradas do fermentador e sanitizadas/limpas entre fermantações.

Porém, a minha dúvida era sobre contaminações durante uma única fermentação, com o abre e fecha de válvula pra tirar fermento/amostras.

Vou indo no empírico mesmo. Se não der contaminação eu que ter medo. Só um motivo de preocupação.....
"Quando em dúvida, adicione mais lúpulo" - John Maier
14 anos 7 meses atrás #1091

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Powered by Fórum Kunena
Cadastre-se