Efeito estufa compromete colheita de lúpulo

Comentários
184 visitas

lupulo3

Primeiro foram os vinhos franceses, agora é a vez da cerveja entrar na lista possíveis vítimas do aquecimento global.

Um estudo liderado pelo climatologista Martin Mozny do Instituto Tcheco de Hidrometeorologia confirma que as colheitas de Saaz, um típico lúpulo de aroma da República Tcheca, usado nas cervejas do tipo Pilsner, está diminuindo a cada ano.

A equipe de Mozny usou dados de quantidade de chuva para medir o impacto das mudanças climáticas nas plantações de Saaz da República Tcheca entre 1954 e 2006.

O estudo concluiu que a concentração de ácidos alpha no lúpulo diminuiu em um ritmo de 0,06% por ano desde 1954 por causa do aumento de temperatura. A qualidade do Saaz depende da quantidade de ácidos alpha, que deve ficar em torno de 5%.

Não é apenas a cerveja da República Tcheca que está ameaçada. De acordo com a New Scientist, onde o estudo foi publicado, o lúpulo das de regiões da Eslováquia e Alemanha enfrentam a mesma situação.

Fonte: Abril

Acompanhe e debata esse tema no Fórum do BREJAS.


Posts relacionados:
  1. Vem aí o lúpulo brasileiro
  2. Cervejaria canadense lança o que diz ser a “cerveja mais amarga do mundo”
  3. Cervejeiro vai criar em SP bar com pizza de lúpulo
  4. Bamberg lança nova cerveja com nome de música

Compartilhe esta página: Ueba | Facebook | Delicious | Technorati | Twitthis | Rec6 | Digg | Linkk | Linkto |

Envie para um amigo:





E-mail

2 Respostas para “Efeito estufa compromete colheita de lúpulo”


Deixe um comentário









Bar Brejas - A melhor carta de cervejas de Campinas/SP

Recomende?