Brasil terá o primeiro curso de Mestre Cervejeiro da América Latina

Comentários
8.411 visitas

beerRio de Janeiro – O Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (CTS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)  em Vassouras (RJ) se prepara para lançar, no próximo ano, cursos de pós-graduação na área de cerveja e malte. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Educação.

A informação foi dada pelo coordenador da área de educação da cervejaria-escola, José Gonçalves, em entrevista à Agência Brasil. “A gente tem uma demanda formal das cervejarias e está em negociação para montar uma turma fechada e poder rodar o curso. O objetivo é firmar o nosso nome como referência na América Latina também para cursos de maior qualificação”, disse.

O CTS de Vassouras é conhecido em todo o mundo por abrigar desde 1992 o primeiro curso de técnico cervejeiro do Brasil, similar ao de mestre cervejeiro da Alemanha. O curso é referência em todo o continente latino-americano. Com o curso de pós-graduação, os alunos poderão ser reconhecidos como mestres cervejeiros.

José Gonçalves explicou que a legislação brasileira impede que as pessoas formadas na área de cervejaria no país sejam consideradas mestres cervejeiros, uma vez que para isso seria necessário o nível de mestrado. Isso se aplica também às pessoas que se formam no exterior e vêm para o Brasil. “Quando você faz a conversão do título aqui para o Brasil, ele é um tecnólogo”. No Senai, como o curso de cervejaria é de nível médio, o formando recebe o título de técnico. A pessoa, porém, é reconhecida pelo mercado como mestre cervejeiro.

O futuro curso de pós-graduação será ministrado na unidade Tijuca do Senai/RJ, onde serão dadas as aulas teóricas. A parte prática continuará ocorrendo no CTS de Vassouras. “A gente quer dar um upgrade (salto) de forma que as empresas, antes de mandar seus funcionários para a Europa, principalmente para a Alemanha, mandem para o Senai no Rio”, disse Gonçalves.

As disciplinas já estão definidas e a cervejaria-escola mantém contato com as empresas do setor visando a fechar as primeiras turmas para 2011. A primeira pós-graduação brasileira na área de cerveja e malte terá quatro meses de duração. As aulas serão realizadas às sextas-feiras à tarde e aos sábados em horário integral.

José Gonçalves informou que a receptividade das cervejarias ao novo curso tem sido boa. Elas consideram que a iniciativa vai preencher uma lacuna. “A abertura desse curso do Senai cria um novo espaço para melhorar a formação de seus profissionais”.

Fonte: Agência Brasil

Faça a sua própria cerveja em casa!

Confira as informações da próxima Turma do Curso de Cerveja Artesanal.

7 Respostas para “Brasil terá o primeiro curso de Mestre Cervejeiro da América Latina”


  • Bom dia, gostaria de saber quando vai ser a proxima turma e como posso me escrever, e mais informação sobre o curso tipo valor, tempo, que formação é necessaria, estadia pois sou de Itaborai-RJ
    desde ja sou grato.

  • 2 Sinara Rodrigues

    Gostaria de saber quando vai ser a proxima turma e como posso me escrever para o curso de cervejeiro em vassouras de 30 dias intensivo pois sou de Florianopolis SC, e mais informação sobre o curso tipo valor, que formação é necessaria, estadia,etc..
    Att. Sinara

  • Olá,

    Gostaria de saber se existe algum parâmetro que defina o que caracteriza uma cerveja artesanal. Vocês saberiam indicar alguma fonte para consulta?

    Obrigada
    Ilisangela Mais

  • Boa tarde sou de Porto velho RO, e gostaria de saber mais sobre esse curso, o que seria na verdade,qual tipo de emprego posso trabalhar, vou atuar em que area de trabalho, uma vez que me interessei pela novidade.

    Desde ja agradeço!

  • Boa tarde, gostaria de saber quando vai ser a proxima turma e como posso me escrever, e mais informação sobre o curso tipo valor, tempo, que formação é necessaria, estadia pois sou de Viçosa-MG,desde ja sou grato.

  • Bom dia, estou no ultima ano de ciência e tecnologia de alimentos(bacharel), e me interecei pelo cursos de pós-graduação na área de cerveja e malte e gostaria de mais informações como: saber quando vai ser a proxima turma e como posso me escrever, sobre o curso tipo; valor, tempo, que formação é necessaria, estadia pois sou de Viçosa-MG
    desde ja sou grato.
    Roney Lopes

  • boa noite, gostaria de saber se ainda tem esse curso de mestre cervejeiro, e quando vai começar á próxima turma, e gostaria de saber como me escrever e que formação é necessaria, obrigado, desde de já sou grato.

Deixe um comentário

Você deve logar-se para postar um comentário.



Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]