Detalhe da Avaliação

2.4 6
Alemanha
Mauricio Beltramelli
Mauricio Beltramelli
04 de Setembro de 2008 10326
Avaliação Geral
 
2.9
Aroma
 
5/10
Aparência
 
2/5
Sabor
 
13/20
Sensação
 
3/5
Conjunto
 
6/10
A Oettinger Radler é do estilo fruit beer, o qual pode se referir tanto às Ales quanto às Lagers que contenham fruta. A cor, aroma, sabor e outras características variam muito, a depender da fruta utilizada. De modo geral são cervejas com baixo volume alcoólico e que são melhores se servidas bem frias em razão de, habitualmente, se tornarem um tanto adocicadas.

É uma entre cerca de 23 rótulos da cervejaria alemã Oettinger, instalada na cidade de Oettingen/Bayern (centro sul da Alemanha), cuja história remonta aos idos de 1333 (diz-se que o escritor alemão Goethe bebeu da cerveja feita à época). Atualmente é uma fábrica moderna com produção em escala comercial cujos produtos tem ótima saída na Alemanha.

Esta é uma das "25 imperdíveis do Brejas" e entre as 25 foi a que mais me deu trabalho para conseguir simplesmente porque não a encontrei para venda em nenhuma loja virtual pelo mundo. No Brasil até se encontra a Oettinger Super Forte, a Pils, a Hefeweizen, mas a Radler nem pra remédio. Então mandei um e-mail para a fábrica elogiando o produto e perguntando onde encontrar tal mosca branca (hehe). A resposta me surpreendeu, me pediram um endereço para o qual enviariam algumas amostras grátis. Apesar de insistir não quiseram me cobrar nem o frete. Ah, dei o endereço de um amigo que estava na Europa e me chegaram em mãos 3 latas da Radler. Assim sendo, refeito da empolgação, pude completar a coleção das 25!

Um dos exemplares dei para esse amigo que contou que quando esteve na Alemanha em 2002 ouviu a história do surgimento da "Radler". Disse que um grupo de ciclistas pedalava nos arredores de uma cidadezinha e que havia um único vendedor de bebidas nas imediações que pudesse fornecer algo para matar a sede. Os ciclistas estavam num contingente elevado e pediram limonada; o vendedor viu que seu estoque não poderia servir a todos e então teve a ideia de misturar limonada e cerveja meio a meio para render. Resultado, o cara rachou de ganhar dinheiro a partir de então. Lenda ou verdade só indo à Alemanha para saber.

A cerveja vem numa simpática e multi colorida lata de 500ml estampada com a letra "R" a qual foi estilizada de modo a que denote um ciclista em ação. Vertida na taça revelou uma coloração amarela bem clara (pálida), translúcida, com espuma branca, de médias formação e persistência e que não manteve rendas nas laterais da taça. Perlage (bolhas) perceptível.

O aroma é simplório, cítrico com notas de menta, limão e algum malte vez que é disso que se trata: suco de limão misturado à cerveja.

No paladar o líquido é igualmente cítrico, lembrando uma limonada de limão taiti adoçada e misturada com cerveja cujas notas maltadas se apresentam ao final do gole. Apesar de haver lúpulo na receita não consegui sentí-lo. A carbonatação é alta, o corpo é leve e refrescante. A drinkability é boa! O álcool de 2,5% ABV é praticamente imperceptível.

Trata-se de um belo conjunto para o estilo.

É primeira Radler que degusto. Gostei!

Detalhes

Degustada em
28/Dezembro/2012
Envasamento
Volume em ml
500 ml
Onde comprou
http://oettinger-bier.de/
Preço
grátis
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .