A cerveja Erdinger Alkoholfreies (do alemão: livre de álcool) é uma cerveja de trigo do estilo 'sem álcool' ou de baixo teor alcoólico. Em regra o termo sem álcool não deveria ser utilizado, pois a maior parte das cervejas desse segmento tem uma determinada quantidade alcóolica, apesar de a mesma poder ser residual e geralmente menor do que 3% ABV. A obtenção deste estilo pode ser feita de duas maneiras: através de um processo de fermentação e elaboração acompanhado de perto, onde se evita a formação de álcool, ou então utilizando-se de um sistema de extração do álcool da bebida, fazendo-a passar por uma membrana permeável especial. São cervejas muito leves no aroma e no sabor e de corpo suave.
É produzida pela Privatbrauerei Erdinger Weißbräu Werner Brombach GmbH (conhecida também como Erdinger Weißbräu) e que se auto-intitula a maior cervejaria de cervejas de trigo do mundo. Sua história remonta ao ano de 1886 e desde então está instalada na cidade de Erding (distrito do Estado da Baviera - região sudeste da Alemanha) e atualmente é uma das maiores cervejarias da Alemanha e conhecidíssima no mundo e, óbvio, também em terras brazucas. Em seu portfólio há ótimas cervejas e os carros-chefe são a Weissbier Hefe-Weizen e a Dunkel e destacam-se ainda a Pikantus e a Urweisse.
A garrafa é de 500 ml, cor marrom, e apresenta um bonito rótulo na cor azul-escuro que traz o símbolo e o nome da cervejaria. No contra-rótulo se encontra a graduação alcóolica, ingredientes, validade etc.
Vertida na taça revelou um líquido de coloração amarelo claro, turbidez suave, espuma branca de exuberante formação, densa e consistente, e de mediana manutenção. Perlage (bolhas) perceptível.
O aroma é suave e bem agradável, tendo revelado notas de caramelo, trigo, pão, cereais, malte, fermento e algo cítrico.
O líquido se apresenta com uma textura acetinada e o sabor se mostra igualmente discreto e adocicado, ostentando notas de biscoitos, pão, fermento, éster de banana, trigo, algo cítrico que lembra laranja e lúpulo ausente. O final é seco e curto e o retrogosto é maltado. O álcool de ABV 0,4% é imperceptível. A carbonatação é média e o corpo é suave. A drinkability é razoável!
O conjunto é harmonioso e vem ao encontro do que o estilo propõe, não havendo nada muito marcante. Como estamos acostumados ao álcool a tendência é torcer o nariz para a breja. Foi a segunda cerveja sem álcool que degustei (não planejado!) e novamente foi uma experiência agradável, mas não posso dizer que anseio por repeti-la.