Numa lista que tem a Tripel Karmeliet e a Gouden Carolus Tripel, a Maredsous entra como uma das minhas Belgian Tripel favoritas. Desde a primeira vez que tomei ela, já sabia que seria uma das minhas quedinhas no estilo. Ela não tem aquele caráter delicado de algumas Tripels por aí. Muito mais encorpada e intensa, a Maredosus é o tipo de cerveja que faz a minha cabeça.
Sua coloração é alaranjada, bem vibrante. A cerveja também é possuidora de um belo creme branco, bem formado, de alta duração e densidade , que continua remanescente nas paredes da taça
O aroma já mostra uma boa potência frutada, mostrando uma boa presença de uvas, banana e damasco. Há um adocicado de fundo ainda que me remete a mel. As especiarias não se fazem tão presentes nesta Tripel, deixando algumas notas de coentro, cravo e cascas de laranja, bem sutis. Há também algumas notas herbáceas bem discretas, mas já mostrando uma boa presença do álcool.
Na boca é que ela nos leva aos céus. Uma complexidade imensa, que não vem de maneira delicada. Uma explosão de notas frutadas vem no começo, acompanhada de mel. As notas mais adocicadas combinadas as notas mais condimentadas do cravo e mais cítricas de cascas de laranja e limão siciliano. Muito bem inseridos também são as notas levemente amadeiradas e herbáceas, que aumentam ainda mais sua riqueza.
Final delicioso, marcante e beeeeem longo. Acaba deixando um residual pouco puxado para o doce e mais para o amargo e picante.O corpo chega quase ao licoroso, com uma carbonatação de média para alta, além de um álcool perceptível, muito bem inserido, que dá uma sensação de calor perfeita para as noites frias, como foi o meu caso. Foi tomada a temperatura ambiente (10ºC mais ou menos) e se saiu perfeitamente bem, como esperado.