Detalhe da Avaliação

3.9 79
Bélgica
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
08 de Setembro de 2008 16711
Avaliação Geral
 
4.3
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
9/10
A Hoegaarden surpreende com este fruto proibido, pela boa união dos esteres frutados e o malte levemente torrado, trazendo uma sensação de frutas extremamente ricas. O destaque inicial, vai pelo belo rótulo, originalmente do pintor barroco Peter Paul Rubens, e que sofreu algumas mudanças pela cervejaria belga.
A apresentação do líquido também não fica para trás. Uma bela coração cobre, com tons alaranjados, completamente turva. Seu creme é de coloração bege, bem denso e volumoso, que persiste por um bom tem em cima do líquido.
O aroma vívido de frutas, trazendo uma complexidade invejável para qualquer uma dessas fruit beer. Primeiramente me remeteu a algo cítrico e azedinho de laranjas e geleia de morando. Mas quem acabou dominando foram os frutos mais robustos, como ameixas, tâmaras e figos secos. O malte é extremamente bem encaixado no conjunto, traz algo de castanhas e mel, deixando o aroma bem cheio, com os toques de cerejas ao marrasquino.
Na boca, tem a entrada doce, logo evidenciando os toques maltados de mel e geleia de frutas vermelhas, fazendo um belo embate entre doce e cítrico. Tem uma evolução curiosa, saindo da acidez para notas mais salgadas de castanhas e avelã. O cítrico/amargo é quem domina no final, com presença intensa de cascas de laranja e grapefruit e uma leve sensação de caramelo queimado, puxando ainda um caráter adstringente. Quando eu vi que o álcool era de 8,5%, me surpreendi. A cerveja praticamente não evidencia potência alcoólica alguma, quem dirá tudo isso. Seu corpo é delicado, com uma carbonatação crocante e uma acidez pronunciada que chama para outro gole.
Achei fenomenal a maneira com que esta cerveja conseguiu unir os gostos básicos de uma maneira tão agradável. Depois da minha experiência com essa belguinha, tenho que admitir que realmente, tudo o que é proibido é bem mais gostoso.

Detalhes

Degustada em
23/Abril/2011
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
Armazém da Serra
Preço
R$18
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .