Detalhe da Avaliação

4.2 143
Bélgica
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
07 de Setembro de 2008 27304
Avaliação Geral
 
4.5
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
18/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
A Gouden Carolus Classic é uma cerveja de alta fermentação do estilo Belgian Strong Ale, sub-estilo Belgian Dark Strong Ale, este caracterizado por apresentar cervejas belgas mais escuras (que suas primas de estilo), mas em regra igualmente fortes, bastante complexas, encorpadas e saborosas, com um ABV que pode chegar aos 12%. Com destacada formação de espuma as BDSA apresentam aroma e sabor dominados por dulçor de maltes, especiarias e frutado, notadamente de frutas secas. O lúpulo é sutil, o corpo é variável e a carbonatação é elevada.

É produzida pela cervejaria Het Anker (O Âncora), instalada na cidade belga de Mechelen, e que tem sua história iniciada nos idos de 1471 pelas irmãs Beguine que cultivavam legumes, fabricavam cervejas, pães e cuidavam de doentes. A partir de 1872 a cervejaria é comprada por Louis Van Breedam e a partir de 1904 passa a ter o nome como conhecemos. No portfólio há cervejas fabulosas como a Gouden Carolus Easter, as Cuvée Keizer Blauw e Rood etc.

A garrafa é de 330ml, validade 21/12/2013, e traz estampada no rótulo preto e dourado ao centro o nome da cerveja, acima o histórico escudo da cervejaria e abaixo a gravura estilizada de "Carlos V" montado num cavalo. No contra rótulo menção aos ingredientes, temperatura de serviço, prêmios recebidos pelo rótulo etc. Carlos V foi imperador da Alemanha com cerca de 20 anos, tendo nascido na Espanha em 1500, aos 24 de fevereiro (data em que anualmente são fabricadas as Keizer Bleu e Red para festejar o aniversário) e sido criado na Bélgica, na mesma cidade da cervejaria. Eis a razão da homenagem.

Vertida na taça revelou uma coloração misto de marrom escuro e vermelho rubi, com mediana translucidez, ostentando uma destacada espuma bege densa e consistente de belíssima formação e de longa persistência, com bolhas pequenas e que manteve algumas rendas nas laterais da taça e uma fina tampa residual sobre o líquido ao longo da degustação. Perlage (bolhas) frenéticas e bem perceptível.

O aroma é destacadamente delicioso e complexo e se apresenta dominado por notas de maltes tostados que remetem à lembranças de caramelo, toffee, chocolate amargo e açúcar mascavo. Presentes também notas bem salientes de leveduras e panificação, além de ésteres que apontam para frutas secas (ameixas e uvas passas), especiarias, notas amadeiradas, vinho do porto e algum lúpulo.

No paladar o líquido se mostra aveludado e amplifica a riqueza presente no aroma. Extremamente complexa com o equilíbrio tendendo aos maltes tem-se um dulçor saliente e se percebe notas de caramelo, toffee, chocolate amargo, açúcar mascavo, leveduras, pão e biscoito. Sente-se também a presença de especiarias (cravo e pimenta), notas frutadas de ameixa, passas e banana, madeira e um característico fortificado próprio de vinho do porto e conhaque. Com um amargor de lúpulo (apenas variedades belgas) um pouco mais saliente do que em outras representantes do estilo o equilíbrio ainda tende ao malte, mas de uma forma um pouco menos acentuada. O álcool de 8,5 ABV é bem inserido e conquanto cause um agradável aquecimento não agride o paladar e ainda acaba por 'quebrar' um pouco o dulçor. O final se mostrou agridoce e adstringente e o retrogosto agradavelmente adocicado, tostado e alcóolico. O corpo é médio e a carbonatação é média-alta. A drinkability é excepcional!

Conjunto complexo, encorpado, equilibrado e harmonioso que proporcionaram-me uma degustação altamente prazerosa! A Gouden Carolus Classic é outra formidável representante do estilo Belgian Dark Strong Ale que merece ser revisitada em breve.

Altamente recomendada!

Detalhes

Degustada em
16/Outubro/2013
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
http://www.speciaalbierpakket.nl/
Preço
€ 2,05
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 1 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .