Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.4 134
Brasil
Brejas
Brejas
10 de Outubro de 2008 18312
(Atualizado: 16 de Junho de 2013)
Avaliação Geral
 
3.9
Aroma
 
8/10
Aparência
 
5/5
Sabor
 
15/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Essa é uma versão 2011 (8ª edição) que deixei guardada por 2 anos. Validade para jan/2012, porém degustada em jun/2013. Ela envelheceu muitíssimo bem, por isso atualizei a degustação, da 7ª para a 8ª edição.

Cerveja parruda e elegante. Possui coloração muito escura, quase preta, porém com nuances rubis, avermelhadas. Ela é totalmente opaca, com forte efervescência e sem sedimentos aparentes. Forma uma camada alta de creme bege bastante densa e persistente, com excelente permanência e com minúsculas bolhas. Deixa bastante lacing.

Aroma desprende fácil e, conforme esperado, libera notas bastante características de torrefação, queimado/cinzas, amadeirado/defumado, café, toffee/caramelo, além de um pouquinho de chocolate, frutas vermelhas/escuras (passas, ameixas, berries), álcool/Porto, condimentos (noz moscada/canela). Senti falta de lúpulo, que, claro, não é o foco desse estilo e acaba encoberto por todas essas sensações periféricas de malte. Sem off-flavors. Bela complexidade.

Paladar fortemente doce, torrado e alcoólico durante todo o gole. Percebe-se de forma um pouco melhor o amargor (mais tostado e menos lupulado) ao final do gole e isso equilibra um pouco o conjunto. Final denso, potente, muito doce, esterificado e alcoólico; porém não destoante. Retrogosto longo, seco e duradouro com sensações de muito malte torrado/amadeirado, toffee, com fracos frutados secos e condimentos. Cerveja com corpo denso e sedoso e carbonatação entre média e fraca. Álcool claramente aparente porém adequado, digamos até que abaixo do desejado. Caráter forte e complexidade interessante. Drinkability limitada pela potência alcoólica e pela personalidade complexa, mas ainda assim saborosa e ótima para se tomar lentamente. Mais "drinkable" do que quando não envelhecida.

Gostei muito dessa Double Bock (embora eu tenha minhas dúvidas quanto à fidelidade ao estilo). Um dos melhores rótulos da Baden Baden. Cerveja intensa e extremamente saborosa. Essa edição 2011 ficou ótima, principalmente em termos de aroma. Envelhecida, ela ganhou em complexidade e perdeu em picância. Demonstrou um discreto azedume, dentro do esperado. Mas manteve a indiscutível qualidade. Aguardarei ansiosamente as versões futuras. Altamente recomendável. Vale muito a pena comprar algumas e deixá-las evoluir na adega.

Detalhes

Degustada em
16/Junho/2013
Envasamento
Volume em ml
600 ml
Onde comprou
Pão de Acúçar
Preço
R$15
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se