Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.0 63
Brasil
Daniel Calicchio
Daniel Calicchio
15 de Agosto de 2008 26690
Avaliação Geral
 
4.4
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Essa Dama do Lago foi uma raridade que consegui no fórum do Brejas. No começo de 2011 - e portanto após o vencimento do rótulo -, perguntei se alguém ainda teria um exemplar guardado. Assim, consegui, por fim, comprar de outra confrade. Vale citar então que não degustei um exemplar fresco, mas sim uma garrafa com quase 4 anos de guarda e vencido em 01/09/2010.

Logo na aparência, possui uma coloração bastante escura, entre um castanho muito escuro e um avermelhado. Formou uma leve camada de creme bege, que não durou muito, restando apenas um leve filme de creme sobre a bebida. Deixa somente um pouco de lacing na taça.

Aroma espetacular! Traz um grande caráter maltado, algo de condimentado e notas frutadas diversas e variadas: vinho do Porto, cerejas ao marrasquino, ameixas, frutas escuras, frutas secas, uvas-passas, castanhas, avelãs, toffee, chocolate, baunílha, cappuccino, canela, leve cravo, noz-moscada, açúcar mascavo. Que complexidade descomunal!

No paladar ela é sempre doce, conforme se esperava após o aroma introdutório. Mas traz uma sensação marcante de tostado/amadeirado e intenso condimentado. As notas/sensações são praticamente as mesmas do aroma. Sente-se um pouco de picância e até amargor de fundo, mas nada que traga equilíbrio a este rótulo. Retrogosto denso, persistente e delicioso, remetendo a frutas vermelhas e evidentes café/cappuccino, chocolate e baunílha. Corpo licoroso, sedoso e até cremoso; com carbonatação praticamente nula (até por conta do tempo de guarda). E apesar dos 9% de teor alcóolico, o álcool é levemente perceptível, volatizando um pouco na boca. Pela personalidade apresentada, possui uma drinkability muito boa.

Criei uma imensa expectativa com essa Dama do Lago e não me decepcionei. Não sei se ela sempre foi boa, ou se tornou-se sensacional somente após o tempo de guarda. Sei apenas que degustei uma cerveja fora-de-série, capaz de se equiparar aos melhores rótulos do gênero. É uma pena que foi feita somente uma vez, pois com certeza eu a teria sempre em minha adega. Meu conselho: se puder comprar, o faça! Paguei caro e acho que valeu cada centavo!

Detalhes

Degustada em
18/Maio/2011
Envasamento
Volume em ml
375 ml
Onde comprou
Confrade do Brejas
Preço
Caro!
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se