Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

3.6 16
Brasil
Pedro Bianchi
Pedro Bianchi
12 de Setembro de 2012 3477
Avaliação Geral
 
4.1
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
A Way Single Hop Amarillo é do estilo American Pale Ale que caracteriza cervejas de alta fermentação, claras e de belo creme que utilizam lúpulos americanos, conhecidos por seu intenso aroma cítrico. Apresentam um forte aroma e sabor de lúpulo com equilíbrio tendendo ao amargor, apesar da boa base maltada. O corpo é geralmente leve e a carbonatação é moderada. Diferem das AAA - American Amber Ale que são um pouco mais escuras (por conta do malte utilizado) e tem menos lúpulo. Diz-se ainda que de modo geral o estilo APA é uma versão mais suave daquele praticado na Inglaterra.

Esta Way Amarillo, que leva uma variedade de lúpulo conhecida pela raridade e pelo perfil floral, frutado e cítrico, é parte do projeto 'Single Hops' em que a receita base é a mesma (água, maltes e levedura), alternando apenas o lúpulo utilizado para amargor e aroma. Até o momento foram lançadas pela Way as versões com lúpulos Cascade, Citra, Amarillo, Mosaic, Topaz, HBC 342, Summit e Motueka. A ideia é que o degustador possa conhecer as características, sabores e aromas de cada variedade e para isso foi inserido mais lúpulo aromático na fase de maturação por meio do método de dry hopping.

É produzida pela micro cervejaria Way, instalada na cidade de Pinhais - região metropolitana de Curitiba/PR. Sua história recente vem de novembro de 2010 quando estreou no Festival da Cerveja em Blumenau/SC. Trata-se de autêntico "Bicho do Paraná", expressão cunhada pelo cantor e compositor João Lopes. No leque de produtos estão a Amburana Lager, Cream Porter, Avelã Porter, American Lager, APA, Irish Red Ale, 8S eight secrets, Belgian Dark Roller Coaster IPA e outras.

Lote nº 64 - validade agosto/2013. A Way Amarillo vem numa garrafa de 310ml que apresenta discreto rótulo de coloração verde claro estampado no vidro numa espécie de decalque. No verso as demais informações de ingredientes e validade.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração alaranjada, mediana turbidez e partículas em suspensão, consistente espuma branca de boa formação, densa e volumosa e de respeitável persistência que desenhou fugazes rendas nas laterais. Perlage (bolhas) perceptível.

A apresentação da versão Amarillo foi praticamente idêntica às da Way Cascade e Citra, sendo que as únicas diferenças que percebi entre as três, ou as circunstâncias peculiares aos exemplares, foi que na Way Citra as rendas escorriam um pouco mais lentamente e na Way Amarillo haviam menos partículas em suspensão e a espuma transcendeu os limites da garrafa assim que eu acionei o abridor, ainda que sem ser brusco.

O aroma da versão Amarillo se mostrou mais intenso que na versão Cascade e um pouquinho menos vigoroso que na versão Citra, apesar de haver nos três exemplares a inserção de mais lúpulo durante a maturação (método Dry-Hopping). Nas sensações olfativas da versão Amarillo foram percebidas agradáveis notas herbáceas, florais e frutadas/cítricas de laranja e maracujá, além de discreto malte caramelo.

O líquido se apresenta com uma textura aveludada e, após um adocicado inicial com notas maltadas (mais perceptíveis que nas demais variedades), e algum tostado, se mostra dominado por notas frutadas e cítricas de laranja e maracujá (ausentes na versão Cascade), além de pinheiro e grama. Aqui o equilíbrio maltes/lúpulos parece ser mais presente que nas demais. Uma possibilidade é que o período de guarda de 14 (quatorze) meses tenha 'arredondado' demais esse exemplar/variedade e acabou por ofuscar o potencial do lúpulo Amarillo, sabidamente tão ou mais amargo que o Citra. O final tem um amargor e secura um pouco mais suaves e o retrogosto é medianamente lupulado e persistente. O álcool de ABV 5,2% é bem inserido e se mostrou discreto. O corpo é médio-alto e a carbonatação é média. A drinkability é ótima!

Degustação prazerosa, possibilitada por um conjunto harmonioso e refrescante que realça e permite conhecer as características do lúpulo Amarillo.

Gostei muito da ideia da Way lançar cervejas com identidade lupulada. Se tivesse que apontar minhas preferidas esta seria a ordem: Amarillo, pela harmonia do conjunto, Citra, pelo clássico aroma cítrico dos lúpulos americanos e Cascade, pela rusticidade que, para mim, é sempre bem-vinda numa cerveja.

Recomendo, mas sem período de guarda!

Detalhes

Degustada em
18/Outubro/2013
Envasamento
Volume em ml
310 ml
Onde comprou
http://clubedomalte.com.br
Preço
R$ 9,70
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se