Até agora não sei se meu exemplar está comprometido ou se essa cerveja é assim mesmo, mas já é a segunda vez que eu tomo e que no paladar ela apresenta forte gosto de acetona, que eu não sei ainda se é o off-flavor acetaldeído em alta concentração, ou se é a combinação da umburana + álcool mal inserido que dá esse efeito "solventy" desagradável para essa breja. Depois de conversar com o amigo e exímio conhecedor Marcussi, obtive a confirmação de que de fato se trata de acetaldeído, que já peguei em 2 lotes diferentes, o 490 e o 500.
Coloração marrom bem escuro, praticamente preto, no contra-luz fica rubi com alguma translucidez. Apresentou ótima formação de um creme bege escuro/marrom claro, fofo, cremoso e de média persistência, que deixou bons laços na taça e uma camada perene sobre o líquido. No aroma, notas amadeiradas (só pode ser a umburana), a tal acetona, malte torrado e chocolate amargo. O sabor, alternadamente doce e amargo, segue bem de perto o aroma: amadeirado, torrefação, chocolate amargo, pitadas de canela e o bendito gosto de acetona que sobrepuja tudo o mais, uma pena. Encorpada, tem textura acetinada. Carbonatação média/baixa. O álcool aparece demais, poderia ser melhor inserido. Se não fosse pela acetona no aroma e no paladar, seria uma ótima cerveja.