Finalmente tive minha chance de provar a cerveja comemorativa da Oktoberfest da Eisenbahn, a qual, por diversos motivos, não tinha conseguido provar em anos anteriores e não havia sido produzida em 2010. Espero que este novo lote sinalize o retorno definitivo da receita ao portfólio da cervejaria, porque é um rótulo bacana que vale a pena para marcar um momento especial. Trata-se de uma Märzen “das antigas”, tradicional, com o perfil de maltes levemente tostado, um pouco menos seca e clara do que as cervejas de Oktoberfest que as grandes cervejarias alemãs têm produzido ultimamente. Ponto positivo para a Eisenbahn, ao meu ver. No copo, mostrou bonita cor alaranjada escura, sem turbidez e com espuma relativamente estável. No aroma como no sabor, são os maltes levemente tostados que fazem a alegria deste rótulo: pão, um toque caramelado e uma sensação acastanhada compõem uma suave e agradável combinação. O lúpulo exibe, discreto, aquele típico floral de variedades alemãs. Infelizmente, um tiquinho de sensação metálica tirou algo do brilho da minha garrafa. No paladar, a doçura do malte predomina suave, mas com amargor final suficiente para equilibrá-la e não torna-la enjoativa – afinal de contas, uma cerveja da Oktoberfest deve ser adequada para consumo em quantidade. O corpo é mediano, levemente cremoso, agradável, e o álcool nem se faz notar. No geral, receita bem agradável, com a leve tosta do malte adicionando camadas de sabor sutis mas interessantes, tornando-a mais marcante sem deixar de ser bem fácil de beber e equilibrada. Claro, não espere uma receita impactante, pois não é isso que ela propõe. Fico feliz de poder ter a oportunidade de finalmente prová-la e completar minha coleção dos rótulos “fixos” da Eisenbahn.