Aparência: lindo líquido negro, remete a ebano (marrom absoluto) devido as notas rubras. Creme ocre de ótima formação e média duração, bolhas pequenas e uniformes. Lacing e perlage ausentes.
Aroma: a predominância do aroma amadeirado é quase que absoluta. Precisa-se de muita atenção para encontrar o buquê de aromas escondidos nesta cerveja. Nota-se características tostadas na forma de café broa escura e até um certo defumado; muitas notas liquorosas e maltadas na forma de caramelo e bolacha amanteigada. Notas complexas de amendoas também estão presentes - remetendo a amareto. O alcool é demasiado, o que dificulta e limita a experiência olfativa.
Sabor: tão ou até mais complexa do que no aroma, apresenta maior equilibrio o que a torna estupenda. Inicio predominam notas adocicadas como maple, karo, mascavo, massa podre e amêndoas. Final mantem o dulçor, porém é somado às notas tostadas e amadeiradas. Retrogosto intenso e duradouro - predominância da umburana. Estranho pois algo me remeteu a jabuticaba.
Sensação: o corpo é confortável - macio, não chega a ser melado. Carbonatação médio-baixa. O amargor é baixo porém bem inserido - totalente proveniente da tosta, pois o lúpulo é praticamente ausente nesta cerveja.
Conjunto: ótima experiência. Apesar de evidenciar em demasia as notas amadeiradas e faltar a presença de lupulo, é uma cerveja complexa e deliciosa. É uma ótima opição para os fãs do estilo - melhor custo benefício.