Essa é uma Dunkel/Schwarzbier com um visual típico do estilo. Possui coloração muito escura, entre marrom bem denso e um negro totalmente opaco. Não possui sedimentos ou efervescência aparente. Forma uma camada media/baixa de creme claro, macio e consistente, com excelente permanência. Deixa um pouco de lacing nas laterais.
Aroma fortemente maltado e tostado, com muita sensação de café. Lúpulo permanece bem discreto, mas quando aparece é algo entre floral e terroso. As notas são mesmo de cereal torrado, café/chocolate, alcaçuz, um pouco de madeira/defumação, frutas secas escuras e um adocicado/queimado de toffee/caramelo. Interessante complexidade, que propicia um buquê intenso e com pouquíssimo e pouco relevante off-flavor (oxidação, papelão).
Paladar equilibrado entre amargor tostado e adocicado de chocolate/caramelo. E isso durante todo o gole, que é muito harmonioso. Gole muito carregado em café, de maneira nem um pouco enjoativa. Possui pontadas de acidez láctica e lúpulo, mas de maneira complementar, muito refrescante. Retrogosto marcante, seco e defumado, com sensação de mais cereal torrado, muito café, madeira e até cacau. O corpo dessa cerveja é leve e com macia sedosidade. Possui carbonatação mediana, com crocância suficiente. Álcool discreto e totalmente bem inserido no conjunto. Alta drinkability; sendo saborosa e refrescante, excelente para harmonizações ou ainda muito boa para uma Session Beer.
Esse rótulo da Rasen Bier é muito saboroso e surpreendente. Evidencia que as cervejarias artesanais brasileiras vêm conseguindo fazer ótimas Dunkel/Schwarzbier, até bem intensas. Surpreende pelo equilíbrio e pelo retrogosto muito marcante. E é muito fácil de beber, com muito sabor e vigor e sem aquela desagradável sensação de cinzas, porém com tons queimados intensos. Excelente!!! Recomendo tranquilamente. Talvez uma das melhores do Brasil para o estilo proposto.