Gosto de cervejas que têm muito a dizer. Esta te entretém como um bom anfitrião alegremente orgulhoso de seus excessos e até de sua poderosa simplicidade. Intensa, adocicada e fortemente frutada, esta Weizenbock é boa companhia para uma prosa longa.
No copo, apresentou cor marrom avermelhada, opaca, com espuma bege densa, cremosa e bastante persistente. O aroma é intenso e perfumadamente adocicado; domina uma combinação inseparável de compota de banana e caramelo que dá uma sensação de alguma sobremesa. Sente-se ainda o malte torrado com notas de café, ameixas passas, um delicioso cravo de fundo, sugestão de castanhas e um leve lúpulo com notas amadeiradas, que compõe o conjunto sem se destacar demasiado. Dê tempo para ela se abrir: sua complexidade se revela à medida que ela "pega intimidade". O sabor ao mesmo tempo complexo e intenso segue, em linhas gerais, o aroma. Mais fria, mostra a força de seus ésteres frutados; mais quente, ganham destaque a torrefação dos maltes e amadeirado do lúpulo; num combate em que sai ganhando o degustador. O paladar é intenso, predominantemente adocicado (fazendo lembrar aquela doçura cremosa de algumas La Trappe) mas com um amargor de fundo corretamente equilibrado. Textura sensacional, muito encorpada e cremosa, parece um caldo! No meio dessa intensidade toda, os 8% de álcool ficam tímidos, discretos, agradáveis. No final longo e complexo, revela-se primeiro uma doçura com notas de banana e leve torrefação; mais adiante, vai ficando seca e amarga, mais torrada e terrosa, finalmente pedindo um novo gole sem pressa.
Extraordinário conjunto, resultando numa cerveja muito convidativa e acolhedora, satisfazendo e até superando as exigências do estilo. Não queira terminar a garrafinha rápido, relaxe e escute tudo o que ela tem a dizer, porque esta cerveja muda bastante à medida que vai esquentando. Notei que algumas garrafas adquiridas recentemente no supermercado apresentaram discrepâncias significativas, mostrando-se menos complexas e mais secas e terrosas. Não sei se é o lote ou se há problemas de acondicionamente. De qualquer forma, ela tem um excelente custo-benefício, sobretudo quando comprada da gôndola do supermercado. É sem dúvida o melhor rótulo da linha regular da Eisenbahn, e certamente uma das melhores cervejas nacionais. Não perca.