A Way Double APA é do estilo American Pale Ale que caracteriza cervejas de alta fermentação, claras e que utilizam lúpulo americano cítrico bastante aromático. Diferem das AAA - American Amber Ale que são um pouco mais escuras (por conta do malte utilizado) e tem menos lúpulo. Diz-se ainda que de modo geral o estilo APA é uma versão mais suave daquele praticado na Inglaterra. Esta Way, contudo, insere na receita algo como o dobro de lúpulos cascade, citra e amarilo e ainda se utiliza de dois dry hopping para carregar de vez no amargor.
É produzida pela micro cervejaria Way, instalada na cidade de Pinhais - região metropolitana de Curitiba/PR. Sua história recente vem de novembro de 2010 quando estreou no Festival da Cerveja em Blumenau/SC. Trata-se de autêntico "Bicho do Paraná", expressão cunhada pelo cantor e compositor João Lopes. No leque de produtos estão a Amburana Lager, Cream Porter, American Lager, APA, Irish Red Ale, 8S eight secrets e a recente Belgian Dark Roller Coaster IPA.
A Way Double APA vem numa garrafa de 310ml que apresenta discreto rótulo de coloração azul claro estampado no vidro numa espécie de decalque. No verso as demais informações de ingredientes e validade.
Vertida na taça revelou um líquido de coloração acobreada, mediana turbidez, consistente espuma bege de boa formação, volumosa e de respeitável persistência que deixou algumas rendas nas laterais. Perlage (bolhas) perceptível.
O aroma se revela bastante intenso e aromático, tendo apresentado notas de lúpulo herbal e cítrico, pinho e sutil malte.
O líquido se apresenta com uma textura aveludada e se mostra dominado por notas de lúpulos herbal e cítrico, notadamente em razão da inserção de mais lúpulo durante a maturação (método Dry-Hopping). Há ainda certa lembrança de resina e a quantidade de malte até pode ser a mesma de outras receitas, mas não é o suficiente para harmonizar o amargor que parece ser o recado da cervejaria. O final é seco e longo e o retrogosto é amargo. O potente álcool de ABV 8,8% passa desapercebido ante tanto amargor. A carbonatação e o corpo são médios. A drinkability é ótima!
Apesar da carga de lúpulos há certa harmonia no conjunto, a breja se mostra refrescante e fica na boca muito tempo após o último gole. Dá vontade de abrir outra! É uma cerveja para brutos!
Cultuamos as escolas cervejeiras belga, inglesa, alemã, americana e tcheca com merecida devoção e justiça, mas no Brasil também se faz produtos de alta qualidade como esta double APA que se apresenta. E isso é bom, pois se difunde a apreciação de cervejas artesanais, nacionais e estrangeiras.