Detalhe da Avaliação

4.0 96
Brasil
Pedro Bianchi
Pedro Bianchi
16 de Maio de 2011 19034
(Atualizado: 18 de Maio de 2013)
Avaliação Geral

4.4
Aroma

9/10
Aparência

4/5
Sabor

18/20
Sensação

4/5
Conjunto

9/10
Cerveja "irritantemente complexa", no bom sentido é claro. Muda demais do início ao fim da degustação, e me refiro com "irritantemente" porque amadores como eu saem da degustação achando que perderam mais do que captaram. Enfim...

O líquido é vermelho bem escuro, quase preto, com creme bege de ótima formação e duração, sem formar muito lacing, entretanto.

O aroma inicial é estranho em princípio, me lembrou muito queijo gorgonzola, mofo, madeira e pimenta. O sabor trouxe malte tostado, café, médio amargor, ameixas, e um delicioso defumado que compõe, NESTE PRIMEIRO MOMENTO, um delicioso final somado a nozes. O retrogosto é também defumado, mais puxado para fumaça.

Mais para a metade da degustação, surgiram no aroma chocolate, uvas e mofo; na boca, a madeira ficou bem mais perceptível, o álcool (que incrivelmente não apareceu muito no primeiro gole) surgiu de vez, e de novo ameixas e defumado apareceram do meio para o final do gole.

Nos goles finais, chocolate, castanhas e uvas fizeram menor parte do aroma, e de novo o rançoso do queijo tomou seu espaço. No paladar, madeira, frutas escuras, atenuado potencial em geral, apesar de um defumado que não deixou seu posto.

Não é uma cerveja de corpo extremo, um pouco adstringente em função de suas características, mas se encaixa muito bem na boca e com toda a sua complexidade demonstra grandioso equilíbrio. Talvez seja acima dos meus conhecimentos, mas é inegável que seja excelente.

Detalhes

Degustada em
18/Maio/2013
Envasamento
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .