Olha, esta sazonal de inverno da Baden Baden já foi uma cerveja bem interessante. Não sei se estou ficando chato, ou se é ela mesmo que fica mais leve e inexpressiva a cada safra. A safra 2013 mostrou-se bem fora do estilo proposto, com corpo leve e sabor de malte mais para o torrado do que para o caramelado-acastanhado do estilo. Bem escura no copo, com cor de Coca-Cola e boa espuma. O aroma traz floral de lúpulo em primeiro plano, bem proeminente, um pouco enjoativo, acompanhado de toquinho de limão. Depois aparece o malte, com remissões dominantes a chocolate ao leite e toques de amendoim e café. Maçãs vermelhas complementam, intensas. Na boca, ela mostra muito menos intensidade do que pede o estilo, com doce, amargo e ácido equilibrados entre si levando a um final seco, tendendo ao neutro, pouco expressivo. Parece que a adição de açúcar mascavo na receita (que diabo de doppelbock leva açúcar, meu deus?) a torna mais leve e seca. O corpo, leve para mediano, está muito aquém do esperado para o estilo, e a alta carbonatação potencializa a sensação de leveza. O álcool está muito bem escondido, pelo menos. Todo ano eu compro essa cerveja lembrando de quando ela me encantou pela primeira vez, mas a cada ano a decepção fica maior.