Cadastre-se

Seasons Limbo Press Stout

Renan Oliveira 12 de Abril de 2014
 
3.5 (3)
1088   0   1  
 
Escrever Avaliação
Adicionar a uma lista
Seasons Limbo Press Stout

Informações

Cervejaria
Álcool (%)
3.6% ABV
Ativa
Sazonal
Temperatura
Aí está a nossa mais nova adição à família Seasons: Limbo session stout. Nossa primeira session beer, a Limbo é leve, porém rica em sabores e aromas que lembram chocolate e torrados. Com 3,6% de teor alcoólico, a Limbo é isso mesmo que você está imaginando: uma cerveja escura para quem não gosta de cerveja escura. O nome Limbo surgiu quando tentamos encaixar a cerveja em algum estilo pré-definido, pois ela não é bem nem uma dry stout, nem sweet stout, nem porter, nem american stout. Ela fica meio que no "limbo" dos estilos de cerveja.

Ok, não é bem só isso...

Nós na Seasons somos nerds viciados em videogame. Logo, estava na hora de inaugurar nossa linha de cervejas homenageando essa indústria que, assim como a nossa, celebra a arte e o entretenimento, só que de maneira eletrônica. A Limbo faz, no seu nome e rótulo, a principal referência ao jogo/film-noir "Limbo", grande puzzle-game lançado pelo estúdio independente Playdead. Simples porém complexo, pequeno porém viciante: tal jogo, tal cerveja!

Limbo: press stout!

PS: tem algumas outras referências nerds escondidas no rótulo, as quais os entendedores entenderão...

Avaliações dos usuários

3 avaliações

Avaliação Geral 
 
3.5
Aroma 
 
6/10  (3)
Aparência 
 
4/5  (3)
Sabor 
 
15/20  (3)
Sensação 
 
4/5  (3)
Conjunto 
 
7/10  (3)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
Avaliação Geral 
 
3.7
Aroma 
 
6/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
16/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
7/10
Uma Stout leve com marca forte de café, mas o que mais me chamou atenção foi uma presença de fumaça, de cigarro. E não foi ruim como parece, era interessante. Mas isto pode ter sido por ter consumido muitos outros estilos lupulados antes (paladar prejudicado). Mas que isso me chamou muita atenção, chamou.

Detalhes

Degustada em
01/Junho/2014
Envasamento
Volume em ml
250 ml
Onde comprou
Madre Mia Pelotas/RS'
Preço
5,00
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
(Atualizado: 14 de Maio de 2014)
Avaliação Geral 
 
3.6
Aroma 
 
7/10
Aparência 
 
3/5
Sabor 
 
15/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
7/10
Esta Season Limbo vem listada como sendo do estilo Specialty-Beer, que caracteriza cervejas artesanais com algo que a torna especial, como, por exemplo, um tempero único. Pode incluir maltes e cereais pouco comuns, blend de cervejas, combinações de estilos, receitas turbinadas (ou atenuadas), enfim, algo que lhe confira distinção. A coloração é variável, podendo ser clara ou escura, e a formação da espuma poderá ser influenciada pelo adjunto/processo dito especial; o aroma é harmonioso, mas a ideia do estilo é de que sobressaia, de que seja saliente ou ao menos perceptível, o que torna a cerveja especial; o sabor em regra segue o aroma e repete tais percepções, podendo proporcionar um corpo de leve a pesado.

Para ser mais preciso esta Season Limbo é uma session beer (suave, refrescante, baixos corpo, amargor e teor alcoólico e alta palatabilidade – permite degustação em abundância) que está situada numa zona cinzenta de sub-estilos (Dry Stout, American Stout, Sweet Stout e Porter). Segundo informado pela cervejaria a Limbo foi feita com a lavagem do bagaço da cerveja Cirilo, ou seja, a água quente utilizada para lavar os grãos (para extrair mais açúcares e aumentar a eficiência do processo) foi posteriormente usada para brassar a Limbo. Em linhas gerais é uma breja de baixo teor alcoólico, com notas assertivas de maltes torrados, café, chocolate, caramelo e singelo toffee.

É produzida pela Cervejaria Seasons, fundada na cidade de Porto Alegre/RS em maio de 2010 e capitaneada pelo casal Leonardo Sewald e Caroline Bender; em janeiro de 2011 tem-se a primeira brassagem (Funhouse) nas instalações atuais perto do Aeroporto Salgado Filho. O portfólio é bem servido e este é o quinto rótulo que degusto (antes Cirilo, Funhouse, Wallace e Green Cow). Trata-se de rótulo sazonal e de produção limitada.

Validade novembro/2014, sem lote identificado. A garrafa é de 520 ml, cor marrom, tampa prateada, e traz um criativo e divertido rótulo nas cores cinza e preto ponteado por letras brancas e ilustrado pela simpática (e agora sinistra) vaquinha símbolo da cervejaria. A razão do nome Limbo vem explicado pelo fabricante na ‘descrição comercial’, logo acima. Constam ainda as expressões ‘Limbo’, ‘press stout’ e ‘Start a revolution, drink better beer’. Vislumbra-se, por fim, menção à graduação alcoólica ABV (3,7%), IBU (18), SRM (26), gravidade original - OG 1.041 e ingredientes. Detalhe: menção à dica ‘idkfa’ que concedia armamento ‘full’ no jogo DOOM. Cerveja de cadeia refrigerada – não pasteurizada.

Vertida na taça revelou um líquido de coloração marrom-escuro, mas não totalmente opaco contra a luz. A espuma de cor marfim se formou de maneira mediana, com boa cremosidade e bolhas médias; a persistência foi satisfatória e restou mantido um fino tampão sobre o líquido ao longo da degustação. Perlage (bolhas) imperceptível.

O aroma, cujo diferencial é o frescor (cerveja viva), se revelou medianamente saliente e apresentou suas credenciais: notas de maltes torrados, caramelo, café e chocolate. O amargor de lúpulo é sutil e coadjuvante, com nuances herbal e picante – cortesia de variedade alemã Nugget, utilizada para amargor O álcool é demasiadamente suave, vindo ao encontro da proposta ‘session beer’.

No paladar o líquido se apresenta com uma textura acetinada e o paladar apreende as mesmas sensações olfativas de maltes torrados, café, chocolate, caramelo e certa lembrança de toffee. O amargor de lúpulo (IBU 18) é muito sutil, confundindo-se com o amargo inerente à torrefação. O final é seco e levemente amargo e o retrogosto traz café e torrefação, mas resta efêmero. O álcool de ABV 3,7% não se percebe. O corpo é médio-leve e a carbonatação é média. A palatabilidade (drinkability) é elevada, bebe-se fácil!

Salvo engano esta foi a minha primeira session beer e, apesar de uma degustação um tanto inédita e agradável, senti falta de personalidade, corpo e álcool. Enfim, o conjunto corrobora a crise existencial de estilo na qual se encontra a breja. Valeu pela experiência e pelo frescor do exemplar, o qual vem em cadeia refrigerada e que só pude degustar por estar em Curitiba/PR.

Recomendo!

Detalhes

Degustada em
14/Maio/2014
Envasamento
Volume em ml
520 ml
Onde comprou
Armazém da Serra (Mercado Municipal em Curitiba)
Preço
R$ 21,00
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0
Avaliação Geral 
 
3.3
Aroma 
 
6/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
13/20
Sensação 
 
3/5
Conjunto 
 
7/10
Não havia visto nada parecido até então com esta cerveja. Realmente, mostra-se fora dos padrões.
Acentuado malte torrado, que a personaliza - café do início ao fim, daqueles forte e despertante.
Contudo, é só, nada mais. O corpo é leve e aguado, sem a cremosidade das dry stout.
Contraponto às demais Seasons, esta fica aquém. Apesar de original, pouco acrescenta ao paladar.

Detalhes

Degustada em
12/Abril/2014
Envasamento
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se