Urbana Imperial India Pale Scottish

Luiz Felipe Malta Fernandes
Updated 22 de Abril de 2015
 
3.6 (1)
792 0 3
Urbana Imperial India Pale Scottish

Informações

Álcool (%)
Percentual de alcool da cerveja no padrao ABV. Use apenas numeros com as casas decimais e para separar os decimais, use o ponto e nao a virgula
IBU
IBU (International Bitterness Unit) é a unidade de amargor da cerveja. Quanto mais alto o número, mais amarga é a cerveja.
Ativa
Temperatura
Copo ideal
.

Fotos

Urbana Imperial India Pale Scottish
Urbana Imperial India Pale Scottish

Avaliações dos usuários

1 review
Avaliação Geral
 
3.6
Aroma
 
7/10(1)
Aparência
 
4/5(1)
Sabor
 
14/20(1)
Sensação
 
4/5(1)
Conjunto
 
7/10(1)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
Avaliação Geral
 
3.6
Aroma
 
7/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
14/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
7/10
Essa criação da Urbana é uma bela fusão entre Double IPA e Scottish Ale. Pelo alto teor alcoólico, deixei a minha garrafa envelhecendo em adega por 4 anos e sua performance foi muito boa, apesar de alguns poréns no final.

Seu visual é belo e atrativo, trazendo uma coloração dourado-escura, sensivelmente âmbar/amadeirada. Cerveja com certa turbidez, principalmente ao final da garrafa, mas que não exibe sedimentos, mas deixa passar alguns veios de efervescência. Formou uma camada média de espuma cremosa, clara, mas que, após a rápida assentada, durou bastante sobre o líquido, até o final do copo. Deixa alguns rastros de lacing aderidos às laterais.

Seu aroma é realmente Imperial, trazendo muito lúpulo/pellet, bem como um backbone de maltes bem firme. Suas notas partem de casca de pão, toffee, caramelo e madeira. Também ocorrem frutas secas (damascos) e frutas vermelhas (berries), com um fundinho de defumação, noz moscada e canela. Do lúpulo, há sensações frutadas e cítricas, como maracujá, laranja e grapefruit. Bela complexidade; saboroso buquê. Leve off-flavor de oxidação, pouco relevante. Volatiza um pouco de álcool, mas sem característica vinosa.

Na boca, o gole inicia doce por frutados e caramelo, mas finaliza carregada em amargor e herbal de lúpulos. Interessante briga de sensações, levemente tendenciosa para doçura mesmo. Não me pareceu muito harmoniosa entre sensações tão antagônicas. Notas variadas de malte tostado, melaço, frutas em caldas (laranjas), mascavo. Retrogosto cítrico, sensivelmente seco e adstringente, remetendo a compota de frutas, laranja, maracujá, tamarindo e muito herbal. Cerveja de corpo médio, sedoso, com uma grande maciez. Carbonatação média/leve, também macia e não crocante. Álcool intenso, perceptível em alguns momentos. Drinkability limitada tanto por álcool, quanto por lúpulo intenso, quanto por doçura elevada. Digamos que enjoa um pouco, portanto tem que ser tomada lentamente, como Sipping Beer mesmo.

Essa Imperial India Pale Scottish é uma criação muito interessante da Cervejaria Urbana, mas me pareceu um pouco Frankenstein ao tentar unir estilos distintos. Como IPA, ainda que Double, me pareceu muitíssimo exagerada em doçura e lúpulo, sem harmonia, com competição de sensações. Como Scottish, faltou torra, faltou turfa, e sobrou dulçor. Por mais que essa crítica seja pesada, é uma cerveja muito gostosa de se tomar (lentamente e harmonizando) e agrada lupulomaníacos. Apenas acho que faltou um ajuste fino. Espero que seja relançada em breve pela Urbana.

Detalhes

Degustada em
22/Abril/2015
Envasamento
Volume em ml
630 ml
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0