Cadastre-se

Detalhe da Avaliação

4.4 1
(Atualizado: 08 de Julho de 2012)
Avaliação Geral
 
4.4
Aroma
 
9/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
17/20
Sensação
 
5/5
Conjunto
 
9/10
Essa Nelson Sauvin é a última cerveja que degustei da coleção IPA Is Dead (edição 2011) da BrewDog. Coleção essa que reúne 4 Single Hop India Pale Ales feitas cada uma com diferentes variedades de lúpulo. Esta aqui, como o próprio nome sugere, recebe o lúpulo neo-zelandês Nelson Sauvin. De uso misto, essa variedade é utilizada tanto para aromatizar quanto para amargar a cerveja, o que vai de encontro com a proposta de uma IPA.

Logo no visual, mostrou-se uma belíssima cerveja. Sua tonalidade é laranja-escuro, bem denso, quase âmbar. O líquido é turvo e ligeiramente opaco, sem sedimentos e com mínima efervescência visível. Formou uma camada média de creme claro, espumoso e com pequenas bolhas, que assentou rapidamente, mas que mostrou boa permanência. Deixou alguns aros de lacing nas laterais da taça.

O aroma é forte e desprende com facilidade muito lúpulo floral e herbal, com uma faceta bem rústica. A base maltada fica bem tímida diante de uma carga tão intensa em picância e em frutado cítrico, principalmente pinha, grapefruit, maracujá, kiwi, melão e cupuaçu. Há também um pouco de álcool volatilizado, mas não consegui detectar a característica de uva verde/vinho branco tão comum para esse tipo de lúpulo. De notas de malte, percebem-se um pouco de pão, biscoito, caramelo, madeira e frutas secas, tudo percebido com nitidez baixa, que somente melhora com o aumento da temperatura. Conjunto potente, desequilibrado no início, porém extremamente complexo e límpido, sem off-flavors.

No paladar, o gole se exibe bem equilibrado; ele é cítrico/amargo/resinoso (com os mesmos frutados tropicais do aroma: maracujá, pinha e grapefruit, dentre outros), porém agora com uma densa base maltada caramelada, tostada e melosa, principalmente ao final do gole. Há pitadas de picância do lúpulo e do álcool. O retrogosto é bastante seco, intenso e prolongado, com forte característica defumada/amadeirada, de castanhas e de frutas secas, com álcool e citricidade notáveis. O corpo dessa cerveja é ligeiramente sedoso, macio, quase aveludado. A carbonatação é média, com crocância também macia. O álcool é coadjuvante diante de toda essa complexidade e caráter intenso. A drinkability é boa; a cerveja é refrescante e harmoniosa, rica em sensações, porém pode desagradar os menos afeitos ao extremismo lupulomaníaco.

Essa Nelson Sauvin é a IPA do kit que mais se assemelha às demais cervejas extremas da cervejaria BrewDog e da escola americana de microcervejarias. Ela é bem próxima da BrewDog Citra, porém mais complexa e intensa. Das 4 que degustei (Citra, Bramling Cross, Sorachi Ace e Nelson Sauvin), esta foi a que se saiu melhor e que mais me agradou. Seu aroma é complexo e delicioso. E seu retrogosto casou bem a secura do lúpulo com forte sensação defumada. Apesar de ser uma variedade de lúpulo bastante extrema, resultou em um gole muito equilibrado, nada enjoativo. É uma criação singular da BrewDog, uma das melhores IPA's que já pude degustar. Vai deixar muita saudade!!!

Detalhes

Degustada em
08/Julho/2012
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Considera esta avaliação útil? 0 0

Comentários

Para escrever uma avaliação registre-se ou faça seu .
Cadastre-se