Cadastre-se

BrewDog IPA Is Dead - Bramling X

Luiz Felipe Malta Fernandes 05 de Maio de 2012
 
4.0 (1)
1167   0   3  
 
Escrever Avaliação
Adicionar a uma lista
BrewDog IPA Is Dead - Bramling X

Informações

Cervejaria
Álcool (%)
7.5% ABV
Ativa
Sazonal
Temperatura
Copo ideal

Bramling Cross Good old Bramling Cross is elegant, refined, assured, (boring) and understated. Understated that is unless you hop the living daylights out of a beer with it. This is Bramling Cross re-invented and re-imagined and shows just what can be done with English hops if you use enough of them. Poor Bramling Cross normally gets lost in a woeful stream of conformist brown ales made by sleepy cask ale brewers. But not anymore. This beer shows that British hops do have some soul, and is a fruity riot of blackberries, pears, and plums. Reminds me of the bramble, apple and ginger jam my grandmother used to make.

Fotos

Avaliações dos usuários

1 avaliações

Avaliação Geral 
 
4.0
Aroma 
 
8/10  (1)
Aparência 
 
4/5  (1)
Sabor 
 
16/20  (1)
Sensação 
 
4/5  (1)
Conjunto 
 
8/10  (1)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
(Atualizado: 06 de Julho de 2012)
Avaliação Geral 
 
4.0
Aroma 
 
8/10
Aparência 
 
4/5
Sabor 
 
16/20
Sensação 
 
4/5
Conjunto 
 
8/10
Essa Bramling Cross (Bramling X) é a segunda cerveja da coleção IPA Is Dead que degusto. Essa coleção é um lançamento especial e limitado da BrewDog contendo 4 diferentes Single Hop India Pale Ale, cada qual com um tipo específico de lúpulo utilizado. Aqui, no caso, utilizou-se a variedade inglesa Bramling Cross, que confere um caráter temperado e frutado, com cara de vintage, de cerveja envelhecida.

No visual, ela é muito bonita e atrativa. Ela exibe uma coloração alaranjada, porém escura, bem densa, praticamente âmbar, quase vermelha. Não exibe nem efervescência, nem sedimentos, mas é turva e opaca. Formou uma camada mediana de creme claro, com muitas bolhas, que assentou rapidamente, deixando uma leve película espumosa sobre o líquido. Deixa alguns traços de lacing nas laterais.

Seu aroma é muito potente e rústico. Exibe, claro, um lúpulo muito forte, picante, com características herbais e terrosas, com frutados e condimentos. Mas a parte maltada não fica atrás, e o resultado é um buquê muito complexo e variado. Há presença de notas de madeira/defumação, malte tostado, açúcar mascavo, gengibre, amêndoas/nozes, frutas secas, pêssegos, passas/ameixas, cassis e baunílha. Volatiza um pouquinho de álcool, o que contribui para um caráter vinoso. Sem nenhum off-flavor detectável.

No paladar, o gole é muitíssimo equilibrado, iniciando com intensa doçura e um forte amargor terroso e tostado. Há intensa sensação dos maltes torrados (madeira e amêndoas) e um frutado de cassis e ameixas, além de um pouquinho de condimentos (açúcar mascavo, gengibre, cravo). Há presença de um certa acidez, um azedinho suave, embora o final do gole chegue a ser adstringente. Retrogosto seco, defumado e duradouro, remetendo a castanhas e amêndoas, amadeirado, especiarias e álcool. O corpo dessa cerveja é leve, macio e sedoso. A carbonatação é mediana, com textura crocante. O teor alcoólico é perceptível no gole e no retrogosto, mas não é exagerado e portanto não destoa. A drinkability é boa, limitada; a cerveja é complexa e intensa, mas pode enjoar alguns paladares menos afeitos.

Essa Bramling Cross é uma India Pale Ale muito inusitada, justamente pelas características do lúpulo utilizado: muito condimento e pouca citricidade. IPA's produzidas com lúpulo Bramling Cross não são muito comuns. Em especial, a BrewDog utiliza muitas vezes variedades mais radicais, potentes, cítricas e resinosas em suas receitas. Neste caso aqui, o resultado foi uma cerveja com muito lúpulo, mas com características tão menos comuns que dá a impressão de haver mais sensação de malte no conjunto ou de ser IPA mais fraca, o que, em ambas as hipóteses, não é verdade. De fato, criou-se uma cerveja muito harmoniosa, até equilibrada e bem pouco extrema. É uma cerveja muito saborosa e que infelizmente não foi produzida em maior escala. Excelente experimento de lúpulo!!!

Detalhes

Degustada em
06/Julho/2012
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 1 0

Anuncie

Anuncie no Brejas e divulgue o seu negócio:

Baixe nosso Mídia Kit

Entre em contato: [email protected]

Cadastre-se