BrewDog IPA Is Dead - Citra

Luiz Felipe Malta Fernandes
Updated 10 de Junho de 2013
 
4.0 (1)
2089 0 2
BrewDog IPA Is Dead - Citra

Informações

Cervejaria
Álcool (%)
Percentual de alcool da cerveja no padrao ABV. Use apenas numeros com as casas decimais e para separar os decimais, use o ponto e nao a virgula
Ativa
Sazonal
Temperatura
Copo ideal

Citra The Pacific North West of America is home to the Citra hop. America is not just about cheer leaders, a silly version of football, elastic top jeans and cheeseburgers. They grow remarkable hops and Citra is a killer example of this, embodying all that is good about American hops and then some. A relatively new hop on the block, it may even seduce you into thinking the American Dream is not just a catch phrase to sell movies and elect Presidents. Fearfully hard to resist, this beer is loaded with brash citrus, grapefruit orange, hints of resinous pine and touches of black currant. Devilishly moreish. I am a little bit too obsessed with this beer for my own good.

Fotos

BrewDog IPA Is Dead - Citra

Avaliações dos usuários

1 review
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
8/10(1)
Aparência
 
4/5(1)
Sabor
 
16/20(1)
Sensação
 
4/5(1)
Conjunto
 
8/10(1)
Para escrever uma avaliação por favor registre-se ou .
(Atualizado: 06 de Julho de 2012)
Avaliação Geral
 
4.0
Aroma
 
8/10
Aparência
 
4/5
Sabor
 
16/20
Sensação
 
4/5
Conjunto
 
8/10
Essa Citra é o primeiro rótulo degustado da coleção IPA Is Dead lançada pela cervejaria escocesa BrewDog. Tratam-se de 4 Single Hop India Pale Ales, feitas cada uma com uma variedade diferente de lúpulo. Essa aqui no caso recebe lúpulo do tipo Citra.

Logo no visual, ela exibe uma coloração laranja-escura, cor de caramelo, quase âmbar. Ela é bastante turva, opaca e sem efervescência ou sedimentos aparentes. Forma uma camada discreta de creme claro, que assentou rapidamente, deixando fina película sobre o líquido. Praticamente não formou lacing nas laterais da taça.

No aroma, desde o início, sente-se lúpulo herbal/floral, com fortes características picantes, de citricidade e frutas tropicais. Há sensações de pinha, laranja/lima, grapefruit, maracujá e manga. Realmente o lúpulo se sobrepõe fortemente às sensações maltadas. As fracas notas periféricas de malte são de casca de pão, caramelo, madeira e frutas secas. Há certa característica vinosa devido à volatização do álcool. Aroma desbalanceado, mas não exagerado ou destoante, até por conta do estilo proposto. Trata-se de um perfume intenso que não enjoa. Sem off-flavors.

No paladar, desde o início, ela é bastante refrescante, ácida e cítrica, com pitadas de picância lupulada e amargor resinoso. Ainda continuam aqui as sensações de frutas tropicais (manga, tangerina e caqui) mas há agora uma bela e firme base maltada (caramelada), bastante adocicada e melosa ao final do gole, servindo para equilibrar o jogo. O retrogosto é seco, prolongado e um pouquinho defumado, trazendo à tona sensações de malte rústico, butterscotch, madeira e citricidade/resinoso residual. O corpo dessa cerveja é levemente sedoso e macio, quase aveludado. A carbonatação é mediana, com baixa crocância. O álcool é forte somente no aroma, aparecendo de forma discreta no gole. A drinkability é muito boa, pois a cerveja é intensa, mas não desequilibrada em se tratando de uma IPA. Talvez seja um pouco ácida demais, mas nem isso desabona as qualidades desse rótulo. Secura/amargor que exige novos goles, bem refrescante.

Devo confessar que criei bastante expectativa com essa coleção IPA Is Dead da BrewDog. E, ao menos nesse primeiro rótulo, não me decepcionei. É uma criação sensacional dessa cervejaria, cumprindo bem a proposta de estilo e transparecendo fortemente as características do lúpulo utilizado. É uma pena que tenha sido uma edição limitada, porque certamente eu compraria mais dessa Citra para futuras degustações e harmonizações. Excelente!!!

Detalhes

Degustada em
06/Julho/2012
Envasamento
Volume em ml
330 ml
Onde comprou
EAP
Denunciar esta avaliação Comentários (0) | Considera esta avaliação útil? 0 0